Águas Cuiabá - Iguá Saneamento

Águas Cuiabá - Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi, 6 - Centro Político Administrativo, Cuiabá - MT

Trabalhando e Cuidando da Gente

Tribunal de Contas de Mato Grosso

Tribunal de Contas de Mato Grosso
Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo

quarta-feira, 10 de abril de 2019

"Cinco razões para você fazer uma pós-graduação em gestão imediatamente"

Estudar, em minha visão, deveria ser uma das top 5 prioridades de qualquer pessoa. Afinal, na velocidade com que as coisas mudam, é muito fácil ficar desatualizado e perder a oportunidade de contribuir efetivamente para o alcance dos objetivos profissionais desenhados. Porém, muitas pessoas se veem na dúvida se deveriam fazer uma pós-graduação ou apenas aprender com cursos rápidos, livros ou congressos. Sem de forma alguma desmerecer a importância destes recursos, gostaria de falar sobre as razões pela quais uma pessoa deveria optar por fazer uma pós-graduação. Vamos partir do princípio de que você não tem nenhuma pós-graduação. Bem, todos sabemos que as graduações, de maneira geral, têm conteúdo bastante limitado, muito genérico e, infelizmente, desatualizado. Se você é um profissional do mercado, está com sua empregabilidade comprometida por não ter uma pós. Até porque isso é o mínimo que se espera nos dias de hoje. Se você é um empresário, a pós lhe trará conteúdos perfeitamente aplicáveis em suas decisões cotidianas.
Isso te leva ao segundo motivo: ampliar a visão. Quando fazemos uma pós-graduação recebemos diversos conteúdos complementares, que nos permitem ver a organização como um todo, percebendo as conexões entre as diversas disciplinas e as decisões que tomamos. Para um gestor, não adianta dominar apenas sua área de atuação. Por exemplo, esperamos que um gestor financeiro saiba compreender as estratégias de marketing da organização, até para contribuir no processo de tomada de decisão.
Há uma terceira perspectiva que diz respeito à troca de experiências. Sabemos que, como adultos, aprendemos mais quando ouvimos outras pessoas compartilharem seus pontos de vista, suas experiências e aprendizados. Em uma pós-graduação, a oportunidade de conviver com outros gestores que precisam lidar com situações similares às suas, que vivem os mesmos desafios, nos permite melhor compreender nossa própria situação e melhorar de forma significativa nossa capacidade de tomar boas decisões.
Implementar novas metodologias é sempre um bom motivo. Qualquer organização pode contratar consultorias para trazer novos métodos para sua operação, certo? Mas, não faz sentido contar apenas com conhecimento externo nesse sentido. Os gestores precisam trazer novos métodos e é isso que se pretende aprender numa pós-graduação em gestão: novas metodologias para melhores resultados.
Por último – e tão importante quanto –, está o fato de compreender as inovações. Como se manter atualizado em um mundo tão volátil e incerto? Estudando. Conectando-se com conhecimento de ponta. Uma organização que pretende estar viva daqui dez anos precisa começar hoje a criar as bases para essa sustentação porque sabemos que nossos clientes e produtos não serão os mesmos em dez anos. Por isso, estar em um ambiente de aprendizado que priorize a inovação é tão fundamental. Inclusive, pode ser a chance de sobrevivência do negócio.
Sei que muitas pessoas pensam no esforço de estudar por quase dois anos para fazer uma pós, com livros para ler, finais de semana comprometidos, provas e trabalhos de conclusão de curso. Mas, se pensarmos que aprender deve fazer parte de nosso modelo mental, saberemos que vale a pena o esforço. Caso contrário, daqui a dois anos, você vai se arrepender de não ter começado hoje.
Lorena Lacerda é Diretora Executiva do Grupo Valure, representante da Fundação Dom Cabral (FDC) em MT, Coach de Executivos e Times há mais de 20 anos, Mentora de Gestão e Treinadora de Líderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos