Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 10 de abril de 2019

"Cuiabá avança na limpeza urbana com a criação do programa Cidade Limpa"

Prefeito determina ainda que a Secretaria de Serviços Urbanos cuide minuciosamente para dar o exemplo. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, lançou nesta terça-feira (9), o programa Cidade Limpa. Com isso, a cidade avança na limpeza urbana de terrenos particulares. O ato contou com a assinatura de Instrução Normativa, estabelecendo os procedimentos de fiscalização de imóveis urbanos, quanto à preservação, limpeza e conservação de lotes vagos. Conforme a normativa, o Município pode, a partir de agora, realizar a limpeza de lotes vagos e exigir, posteriormente, o ressarcimento pelo serviço prestado. O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, contando com a parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Serviços Urbanos e Fazenda.
“É um projeto que eu queria, a primeira-dama Marcia Pinheiro sonhou e eu determinei. É um programa que chama a responsabilidade de todos para a construção de uma sociedade melhor para se viver. Cada um precisa fazer a sua parte para termos uma cidade sustentável, que os cuiabanos merecem, mas temos que começar essa conscientização dentro de casa”, afirmou o prefeito.
Pelo programa Cidade Limpa, a Prefeitura de Cuiabá pode atuar também na demolição de obras paralisadas e de edificações em ruinas. O programa foi criado com base nas regras estabelecidas pela Constituição Federal de 1998 e cumprirá com a legislação municipal (Lei Complementar nº 458/2018).
O prefeito também determinou para a Secretaria de Serviços Urbanos, que redobre a atenção nas áreas públicas como praças, imóveis e terrenos. “Precisamos fazer o nosso dever de casa para poder cobrar dos proprietários de terrenos. Então, determinei ao secretário que cuide minuciosamente das áreas públicas, que precisam estar limpos, dando o exemplo”, pontuou Emanuel.
Os terrenos abandonados pelos proprietários resultam em insegurança para os vizinhos, bolsões de lixo, focos em vários tipos de doenças, o que causa prejuízo à toda a sociedade. Com o programa, a Secretaria de Ordem Pública vai identificar e informar a Secretaria de Meio Ambiente sobre os lotes sujos, edificações abandonadas e em estado de ruína. Os donos desses terrenos terão o prazo de 10 dias para realizar a limpeza e manutenção da propriedade. Após esse período, a secretaria de Meio Ambiente identifica os terrenos que estão sendo notificados através de uma placa. Se a infração não for sanada, será multado e a Secretaria de Serviços Urbanos fará a limpeza desse lote e o proprietário vai pagar pelo serviço.
Secretário de Ordem Pública, Leovaldo Salles, lembra da ação integrada entre as secretarias municipais e que os proprietários tem a obrigação legal definida em lei de manter a sua propriedade em estado de manutenção e higiene. “Se o proprietário não fazer a limpeza do terreno, a Prefeitura vai executar o serviço e repassar o valor correspondente”, comentou.
A Secretaria de Serviços Urbanos entra com a parte prática do programa Cidade Limpa. “Depois que a Ordem Pública e Meio Ambiente trabalharam as notificações, multas, todo aspecto legal, os processos vão para os Serviços Urbanos e fazemos a limpeza desse terreno e o processo retorna as duas secretarias para fazer o lançamento do serviço para o cidadão”.
Conforme o plano de operação montado pela Ordem Pública, as ações serão feitas priorizando os bairros com maior incidência de denúncias e reclamações. A força-tarefa será composta por 10 agentes de regulação e fiscalização, que serão responsáveis por efetuar os devidos enquadramentos legais ao proprietário. Não sendo possível a identificação do dono do imóvel no momento da lavratura, o processo será feito posteriormente via sistema de Gestão de Arrecadação Tributária (GAT).
O cidadão que deseja comunicar ao poder público municipal, uma situação que requer a atividade fiscalizatória no âmbito da atividade comercial, industrial ou de prestação de serviço, pode contar com a ferramenta do Disque-Denúncia, que funciona de segunda à sexta, em horário comercial pelo telefone (65) 3616-9614.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos