Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 11 de abril de 2019

"Cuiabá e cidade italiana consolidam intercâmbio para jovens"

Programa Cidades Irmãs promovido entre Cuiabá e Comune Oppido Mamertina permite intercâmbio de jovens de 15 a 17 anos. Cuiabá agora conta com mais um programa de inclusão social: o Cidade Irmãs. A consolidação do programa entre a Capital mato-grossense e a cidade italiana de Comune Di Oppido Mamertina, localizada na região da Calábria, Sul da Itália, aconteceu na tradicional comunidade São Gonçalo Beira Rio, no último final de semana. Com eixos educacional, esportivo, cultural e social, o programa de intercâmbio vai atender jovens entre 15 e 17 anos, de ambas as cidades, e faz parte do Tratado de Intenções assinado pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e o prefeito da cidade italiana Domenico Giannetta. O ato fa z parte das comemorações dos 300 anos de Cuiabá.
Na ocasião dos festejos, Pinheiro deu as boas-vindas ao prefeito italiano e externou sua gratidão pela importante parceria entre as cidades. “Fico muito honrado com a consolidação de mais uma parceria, que vem somar ao projeto de inclusão social dessa gestão. Quero, em nome de todos os cuiabanos, que nosso amigo Domenico, leve ao povo italiano nossa gratidão por essa disposição em nos presentar, hoje, com a possibilidade de proporcionar essa troca de conhecimento para os jovens cuiabanos. E dessa mesma forma, pode ter certeza, que vamos recebê-los com tudo que temos de melhor”, ressaltou Emanuel.
O prefeito da cidade italiana Domenico Giannetta, em total atenção aos anseios da gestão em atender os jovens cuiabanos com essa troca cultural, estendeu a gratidão ao chefe do Executivo Municipal. “Para nós também é um presente fazer parte deste momento importante dos 300 anos dessa bela cidade. Estamos muito gratos por contemplar essas belezas da Capital. E será um prazer contribuir com seu social e demais projetos de transformação de sua gestão”, externou Giannetta.
Emanuel lembrou que todo o diálogo para que o programa de intercâmbio se consolidasse, foi feito pelo vice-prefeito Niuan Ribeiro e pelo secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.
“Tivemos à frente desse processo o Niuan e o Vuolo, que fizeram todas as articulações, dialogaram durante meses, para que hoje, em meio as comemorações do tricentenário de Cuiabá, pudéssemos presentar nosso população com mais esse programa, que só enriquecerá a caminhada dos nossos jovens”, observou.
O próximo passo agora é o desenvolvimento de um projeto de lei, que será enviado à Câmara e, após aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito, o município pode executar o programa.
De acordo com o secretário Francisco Vuolo, enquanto essa parte administrativa e jurídica vai se desenhando, as equipes de Cuiabá e de Comune Di Oppido Mamertina irão montar o plano de trabalho, com as atividades a serem desenvolvidas dentro do programa e como será feita a seleção dos jovens. “Essa deliberação é de grande relevância para um bom resultado do programa, pois é a partir dela que vamos alinhar as atividades e poder oferecer o que existe de melhor para os jovens cuiabanos e italianos”, explicou Vuolo.
Vuolo também pontuou que o município está contanto com a parceria do Rotary Internacional Distrito 4440 - que também participou do evento, com a presença da Governadora Marly de Fátima, fazendo ponte com a família rotária da Itália. “O Rotary já desenvolve alguns programas de intercâmbio como esse, e agora vem somar sua experiência com a nossa proposta. São grandes parceiros, sempre dispostos à contribuir com a gestão nos projetos de melhorias da vida dos cuiabanos”, acrescentou.
Além do intercâmbio para os jovens, Domenico Giannetta anunciou que tem um outra boa possibilidade de as cidades fazerem um troca gastronômica, onde chefes italianos viriam para Cuiabá e os de Cuiabá iriam para cidade italiana, ministrando cursos culinários. Também participaram do evento, o senador Wellington Fagundes, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto e o presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão.
A previsão é que as atividades comecem a ser executadas no segundo semestre deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos