Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 12 de abril de 2019

"Minas e Energia cancela fim de descontos na tarifa elétrica de agricultores"

Homenagem aos Setenta Anos do Afoxé Filhos de Gandhy e 470 Anos de Salvador. Dep. João Roma (PRB - BA)
A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou proposta para cancelar o decreto que reduz, gradualmente, descontos na tarifa de energia para produtores rurais. Os subsídios acabariam em cinco anos, de acordo com o Decreto 9.642/18, e afetariam unidades rurais, irrigação e prestadores de serviço público de saneamento básico.
Os deputados aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo 7/19 que susta os efeitos da
norma do Executivo por considerar que o governo exorbitou o seu poder regulamentar. Os descontos na conta de energia são subsidiados pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que garante aos agricultores subsídio desde 2013.
O relator, deputado João Roma (PRB-BA), afirmou que o decreto é “deletério para a economia brasileira”, ainda que seja compreensível a preocupação do governo federal com o equilíbrio das finanças.
O maior impacto, segundo ele, vai recair sobre pequenos agricultores irrigantes, que terão um aumento de 43% no valor da conta de energia.
“A perda dos descontos pode inviabilizar algumas culturas irrigadas. E a irrigação é o que torna o agricultor familiar um empreendedor rural, produzindo mais e melhor”, justificou.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2019, estão estimados em R$ 3,4 bilhões os descontos somente para os consumidores rurais, bem como em R$ 850 milhões para as companhias de saneamento.
Tramitação
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e precisa ir a voto no Plenário.
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Roberto Seabra

Nenhum comentário:

Postar um comentário