Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 10 de abril de 2019

"Municipalismo: PEC acaba com 11% de taxa cobrada por bancos em emendas"

Vice-líder da Frente Parlamentar Mista de Defesa do unicipalismo, senador de Mato Grosso defende amplo controle social na fiscalização de recursos. O Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 9, a Proposta de Emenda Constitucional 61/2015, que permite a transferência direta de recursos federais para Estados e municípios, por meio de emendas parlamentares individuais ao Orçamento. A matéria integra a extensa pauta prioritária do movimento municipalista brasileiro e agora será apreciada pela Câmara dos Deputados.
Com esse novo modelo, segundo ressaltou o senador Wellington Fagundes (PR-MT), vice-líder da Frente Parlamentar em Defesa do Municipalismo, os repasses das emendas impositivas poderão ser feitos sem a necessidade de convênio com órgão intermediário. Ao mesmo tempo, os valores correspondentes a 11% deixam de ficar com os bancos – Caixa e Banco do Brasil – cobrados a título de taxa de administração.
A medida procura colocar fim a excessiva burocracia no momento da liberação dos recursos. “É uma correção importante, que injeta recursos ‘na veia’ do município. Acompanhamos várias situações em que o município chega a levar três, quatro anos para executar um convênio de R$ 150 mil, devido aos excessos bancários” – ele frisou. A PEC, segundo Wellington, protege o município de uma eventual inadimplência, por conta da demora imposta pela burocracia. “E quem ganha é a população que passa a ter o benefício muito mais rapidamente concluído”, completou Fagundes.
De acordo com o projeto aprovado, a transferência poderá ser de dois tipos: como doação, quando um parlamentar apenas encaminhar uma quantidade para que o Governo ou a Prefeitura use como preferir; ou com finalidade definida, quando a verba vai “carimbada” pelo congressista para um uso específico no destino.
A aprovação da PEC 61 coincidiu com a XXII Marcha dos Prefeitos a Brasília, que se realiza em Brasília anualmente e reúne nesta semana em torno de 10 mil municipalistas, como prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, líderes de entidades de defesa dos municípios, entre outros. Nesta quarta-feira, 10, Fagundes presidiu uma mesa de debates que tratou de vários temas ligados à defesa do movimento, versando, sobretudo, na necessidade de implementação de um conjunto de medidas visando reequilibrar o Pacto Federativo.
Controle Social
- Um dos aspectos intensamente debatidos pelos parlamentares na sessão que aprovou a PEC 61 diz respeito à fiscalização da aplicação dos recursos, controlados pelos bancos através de convênio. Segundo a decisão, a fiscalização da correta aplicação dos recursos segue sendo dos tribunais de contas e do poder legislativo. Contudo, Fagundes considera que o controle social é a melhor forma de fiscalizar uma obra.
“É fundamental a participação da população, junto à Câmara dos Vereadores, entidades de classe e clubes de serviço, atuando pela correta aplicação do dinheiro, utilizando os meios de transparência, cujas ferramentas estão à disposição de todos nós” - frisou o republicano.
Da Assessoria
Legenda:
Senador Wellington Fagundes (PR-MT); senadora Kátia Abreu (PDT-TO); senadora Simone Tebet (MDB-MS); senador Telmário Mota (Pros-RR) discutindo a PEC 61 em plenário.
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos