Águas Cuiabá - Iguá Saneamento

Águas Cuiabá - Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi, 6 - Centro Político Administrativo, Cuiabá - MT

Trabalhando e Cuidando da Gente

Tribunal de Contas de Mato Grosso

Tribunal de Contas de Mato Grosso
Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo

quarta-feira, 24 de abril de 2019

"Pinheiro e Márcia homenageiam 10º sucessor de Dom Bosco com medalha dos 300 Anos"

A homenagem aconteceu após a Missa de Ação de Graças pelos 125 anos da chegada dos primeiros missionários Salesianos a Cuiabá. O prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro celebraram, nesta quarta-feira (24), junto com os fiéis da Igreja Católica, os 125 anos da chegada dos primeiros missionários Salesianos à Cuiabá. A data foi celebrada com uma missa de Ação de Graças, no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, com a presença do reitor-mor dos Salesianos do Brasil, padre Ángel Fernadéz Artímes, que é o 10º sucessor de Dom Bosco. Na ocasião, Pinheiro e Márcia homenagearam o padre Ángels com a medalha comemorativa dos 300 Anos. Ao passar a medalha às mãos do sucessor de Dom Bosco, Emanuel declarou que se sente honrado por fazer parte de mais esse importante marco, que soma a história dos 300 anos da Capital e poder também agradecer pela contribuição dos salesianos para que Cuiabá pudesse chegar a este momento.
“A história de Cuiabá passa por importantes grupos, que chegaram a essa terra e acreditaram em seu potencial. O movimento salesiano é um desses grupos que tanto fizeram (e fazem) pelos cuiabanos. São exemplos de luta e fé para com o próximo. Com um trabalho belíssimo no âmbito da educação e também pela luta indígena, estão ajudando a desenvolver seres humanos melhores, oportunizando mais acesso à inclusão social. Isso é dignificar vidas. É acreditar que podemos transformar Cuiabá, como tantas outras cidades, em um lugar mais próspero, mais humano. Por isso, não poderíamos deixar de entregar essa medalha para o senhor reitor-mor e agradecê-lo por tudo que já nos doaram. Gratidão é o que levamos no coração por vocês”, externou.
A medalha, que traz o Brasão Oficial de Cuiabá no centro, foi entregue ao sucessor ao final da missa. Ela carrega em suas linhas, o verde campo, representando a fertilidade, o morrete de ouro, com o significado da mineração aurífera, a fênix, símbolo da infinitude, que consagrava os propósitos da Cora Portuguesa. O símbolo é concedido à personalidades da terra, ou que por aqui passaram e contribuíram de alguma forma com sua história.
Em poucas palavras, Ángel Fernadéz Artímes, agradeceu pelo recolhimento e disse estar muito feliz com a receptividade do povo cuiabano. “Somos gratos também pelo reconhecimento de homenagem. Isso mostra que nossa luta é válida. Obrigado”, expressou o padre.
O governador Mauro Mendes e a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes também participam da celebração e entregaram ao sucessor a comenda de “Ordem do Mérito de Mato Grosso”.
Ainda participaram da missa o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, a secretária-adjunta de Assistência Hellen Ferreira e os Núcleo de Apoio à primeira-dama do Município Márcia Pinheiro.
SALESIANOS - Na hierarquia salesiana, padre Ángel é a autoridade máxima, abaixo apenas do papa Francisco. O reitor-mor exerce para a Congregação Salesiana, um serviço de animação e autoridade para a comunidade mundial e sua principal função é promover a comunhão e fidelidade ao carisma salesiano em todos os países.
Em Mato Grosso as "missões salesianas” somam 21 presenças no estado, sempre em cada localidade uma paróquia, obra social e instituição de formação básica ou de ensino superior.
São João Bosco é o fundador de um amplo movimento em favor da educação e da evangelização da juventude: a Família Salesiana, que hoje conta com 31 grupos e congregações, presentes nos cinco continentes, chegou ao Brasil em 1883.
Atualmente, estão presentes no Brasil dez grupos da Família Salesiana. Na igreja católica, Dom Bosco é considerado pela comunidade salesiana a principal inspiração para a educação de crianças e jovens em todo o mundo e também da luta pelo povo indígena.
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos