Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

domingo, 28 de abril de 2019

"Projeto defende isonomia a veículos de imprensa em coletivas do governo"

A deputada Maria do Rosário (PT) apresentou uma proposta para assegurar a isonomia a veículos de imprensa em entrevistas coletivas de representantes dos poderes da República, órgãos e instituições públicas. O Projeto de Lei 542/19 vale para todos os tipos de mídia (impressa, digital, rádio e TV). "É por meio da liberdade de imprensa que os poderes constituídos podem ser fiscalizados, a população informada e a democracia, finalmente garantida. Os duros anos do período autoritário, com toda sorte de perseguição aos profissionais da imprensa por si já demonstram a importância da constitucionalização e proteção da liberdade da imprensa", diz a parlamentar, justificando a iniciativa "com o intuito de evitar a discriminação daqueles que não estão alinhados ao poder, permitindo que a imprensa possa desempenhar seu papel de bem informar a população ao permitir um aperfeiçoamento da prestação de contas dos representantes".
Maria do Rosário destaca ainda que a aprovação do PL reafirmará o compromisso do Brasil com o Pacto de San José da Costa Rica, estabelecendo a Convenção Americana Sobre Direitos Humanos. O documento garante a liberdade de pensamento e de expressão.
O projeto estabelece que em caso de negativa ao credenciamento de jornalistas em coletivas, os motivos para a recusa devem ser justificados e documentados. As infrações a essas regras são passíveis de advertência, multa e rescisão do vínculo com o poder público.
A proposta será analisada pelas comissões de Cultura; Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição, Justiça e de Cidadania.
Acesse a íntegra do PL 542/19.
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário