Águas Cuiabá - Iguá Saneamento

Águas Cuiabá - Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi, 6 - Centro Político Administrativo, Cuiabá - MT

Trabalhando e Cuidando da Gente

Tribunal de Contas de Mato Grosso

Tribunal de Contas de Mato Grosso
Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo

quinta-feira, 18 de abril de 2019

"Tribuna livre: Pacientes com fibromialgia pedem ajuda dos parlamentares"

Convidada pelo vereador Adevair Cabral (PSDB), a senhora Carmem Miranda Souza compareceu a Câmara Municipal de Cuiabá nesta quinta-feira (18) para explicar aos vereadores sobre a fibromialgia. Na oportunidade, ela ainda pediu o apoio dos vereadores para garantir a aprovação de uma lei que institui no município o dia 12 de maio como o Dia das Pessoas com Fibromialgia, trazendo assim, benefícios aos portadores desta doença. “Agradeço ao vereador Adevair Cabral que abraçou a nossa causa e peço aos vereadores que pensem com atenção no caso. Hoje a proposta é para que estabilizemos o dia 12 de maio como o dia da fibromialgia. Queremos o direito de estacionar, entrar em filas preferenciais e demais benefícios”, conta Carmem.
O parlamentar afirma que a proposta está sendo finalizada, e deve ser apresentada nos próximos dias. “Estamos sempre com o gabinete a disposição e já estamos organizando o projeto para apresentar nessa casa de leis, pois sabemos de sua importância. Agradeço sua presença, Carmem, e espero poder contar com os nobres vereadores”, finaliza.
O que é Fibromialgia?
Fibromialgia é uma síndrome comum, na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.
De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa.
A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos