Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 31 de maio de 2019

"Derrubem os muros", diz Merkel em Harvard"

Derrubem os muros da ignorância e da intransigência, disse a chanceler Angela Merkel em HarvardEm discurso a formandos da universidade americana, chanceler alemã alfineta Trump ao criticar o protecionismo e o isolacionismo e defende perspectiva multilateral. "Devemos ser honestos, não chamar mentiras de verdade".A chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, fez um discurso para os formandos da Universidade de Harvard nesta quinta-feira (30/05) nos Estados Unidos, onde aproveitou alfinetar o presidente americano, Donald Trump, sem mencionar diretamente seu nome. Merkel, recebida com fortes aplausos ao ser anunciada como "uma das mais respeitadas e influentes líderes da era do pós-guerra", começou seu discurso em inglês, mas logo mudou para o alemão. Com a ajuda de um tradutor, ela mencionou vários temas em sua fala, começando por sua infância na antiga Alemanha Oriental, sob a sombra do muro de Berlim.
Os muros, aliás, foram tema recorrente em seu discurso, como ao fazer alusões aos "muros nas mentes das pessoas". "Derrubem os muros da ignorância e da intransigência, porque nada tem de ficar como está", disse Merkel, na 368ª cerimônia de formatura da instituição.
A chanceler falou sobre temas como as oportunidades e ameaças impostas pelas novas tecnologias e o combate às mudanças climáticas. Ela alertou os formandos de que nada deve ser sempre tomado como certo. "Qualquer coisa que pareça estar gravada em pedra e inalterável pode ser mudada. Todas as mudanças começam em nossa mente."
Ela reconheceu a responsabilidade histórica da Alemanha e exaltou a capacidade de se conceder o perdão. "As relações entre a Alemanha e os EUA demonstram como antigos inimigos podem virar amigos".
A chanceler destacou a importância das relações transatlânticas com base em valores compartilhados, e lembrou o famoso discurso do general George Marshall aos formandos de Harvard em 1947, quando ele revelou sua estratégia para ajudar a reconstruir a Europa após a Segunda Guerra Mundial, conhecida como o Plano Marshall.
Em outra referência velada às politicas de Trump, ela disse que "o protecionismo ameaça as fundações de nossa prosperidade". Ela defendeu uma perspectiva que seja "multilateral ao invés de unilateral, global ao invés de nacional, com um olhar para fora ao invés de isolacionista".
"Devemos trabalhar juntos ao invés de sozinhos. Devemos ser honestos para com os outros e com nós mesmos, o que significa não chamar as mentiras de verdade ou as verdades de mentiras", disse a chanceler, aplaudida de pé pelos presentes.
RC/dw/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos