Águas Cuiabá - Iguá Saneamento

Águas Cuiabá - Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi, 6 - Centro Político Administrativo, Cuiabá - MT

Trabalhando e Cuidando da Gente

Tribunal de Contas de Mato Grosso

Tribunal de Contas de Mato Grosso
Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo

quinta-feira, 9 de maio de 2019

"Governadores pedem novo pacto federativo em reunião com Maia, Alcolumbre e Bolsonaro"

Reunião do Fórum de Governadores na Residência Oficial do Senado FederalGovernadores defenderam nesta quarta-feira (8) um novo pacto federativo para garantir maior estabilidade financeira aos estados, em reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o presidente da República, Jair Bolsonaro. Eles participaram de um café da manhã na residência oficial da presidência do Senado. Participaram do encontro 25 governadores e vice-governadores e cerca de 20 líderes partidários ou de blocos do Congresso.

Em documento divulgado para a imprensa, os governadores defenderam a revisão da Lei Kandir, que compensa financeiramente os estados pelas perdas de arrecadação com o ICMS; a prorrogação do Fundeb (que se encerra em 2020), cujos recursos financiam a rede pública de ensino dos estados e municípios; a garantia de repasses aos entes federados dos recursos obtidos com a cessão onerosa; o aumento em 1% do Fundo de Participação dos Municípios; a aprovação da securitização, que permite ao poder público a venda de créditos a receber; e a implementação do chamado Plano Mansueto, de equilíbrio fiscal dos estados.
Atendendo à pauta dos governadores e prefeitos, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, marcou para esta tarde a instalação de duas comissões especiais para analisar propostas de emenda à Constituição (PECs). Uma delas é relacionada ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e outra ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Wilson Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos