Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 9 de maio de 2019

"MT busca liberação de recursos para prevenção e combate a incêndios florestais"

Com apoio do Fundo Amazônia, o Estado poderá expandir o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) e reforçar o trabalho junto aos municípios.O governador Mauro Mendes, juntamente com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alessandro Borges, participou de uma reunião nesta quarta-feira (08) com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em Brasília. A pauta principal da reunião foi a liberação de recursos do Fundo Amazônia para os projetos de prevenção e combate a incêndios florestais a serem executados em conjunto pelas corporações de bombeiros da Amazônia Legal.
Também participaram desta agenda o deputado federal José Medeiros e o chefe do Escritório de Representação de Mato Grosso em Brasília, Carlos Fávaro, bem como os comandantes CBMs dos estados que compõem a Amazônia. "Estamos buscando mais recursos para reestruturação das unidades do Corpo de Bombeiros, para que elas também possam prestar um serviço ambiental na preservação das nossas áreas, parques estaduais e também federais. Tudo realizado em parceira entre os governos estadual e federal", frisou Mauro Mendes.
O Fundo Amazônia é um recurso oriundo de doações de países europeus, gerido pelo BNDES, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. O recurso é destinado a investimentos em ações de mitigação do aquecimento global. Entre os fatores que contribuem para a produção de gases do efeito estufa estão a pecuária e os incêndios florestais, abundantes em Mato Grosso.
O ministro Ricardo Salles se comprometeu em atender a solicitação que permitirá a melhor estruturação do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), que inclui treinamento de militares, compra de equipamentos, reforma do espaço onde foi instalado o BEA e a construção da Base Aérea de Combate a Incêndios Florestais em Sorriso.
O Corpo de Bombeiros Mlitar de Mato Grosso foi o primeiro proponente de um projeto com essa configuração. Dessa forma as outras corporações apresentaram projetos similares, com alterações que contemplem as especificidades de cada Estado. "Além disso, a corporação também capacita e organiza os brigadistas florestais e civis contratados pelas prefeituras que são empregados em ações de combate e prevenção de incêndios florestais", explica o comandante Alessandro Borges.
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário