Águas Cuiabá - Iguá Saneamento

Águas Cuiabá - Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi, 6 - Centro Político Administrativo, Cuiabá - MT

Trabalhando e Cuidando da Gente

Tribunal de Contas de Mato Grosso

Tribunal de Contas de Mato Grosso
Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo

terça-feira, 14 de maio de 2019

"MOÇÃO:Bombeiros de MT são reconhecidos pelo trabalho de resgate às vítimas de Brumadinho "

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) apresentou moção de congratulação aos membros do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso. Dez membros do Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso (CBMMT) receberam moção de congratulação, na última quarta-feira (8), em sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), pelo deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) que reconheceu o empenho destes militares nas buscas e resgates de vítimas do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, ocorrida no dia 25 de janeiro deste ano, em Brumadinho (MG). O apoio dos militares do Estado para reforçar na procura de soterrados se deu, após dois meses da tragédia, devido a necessidade dos bombeiros de Minas Gerais por cães de resgate, já que alguns animais foram afastados para serem acompanhados e tratados sob uma possível contaminação por metais e esforço de trabalho, conforme explica o 2° Sargento Everson.
Os bombeiros de Mato Grosso executam as atividades conforme as instruções determinadas pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e realizam o revezamento de equipes de forma quinzenal para seguir para Brumadinho, sendo três militares e dois cães. De acordo com Major Marcondes que está na cidade mineira, é uma satisfação colaborar com a operação e de alguma forma trazer o amparo para as famílias dos 30 desaparecidos. “Vai completar dois meses que estamos na operação e vai se estender até o dia 20 de junho, que nos foi solicitado. Tanto que pode ser prorrogado, se houver uma nova solicitação”, explica o militar.
Dias das Mães – Para Marcondes, o momento que comoveu durante a operação de busca e resgate às vítimas, foi no último domingo (12), em comemoração ao dia das mães. Ele conta que algumas mães de militares e desaparecidos estiveram presentes na área atingida pela barragem. “Foi um momento emocionante e que motivou todo mundo a se empenhar ainda mais, porque os dias vão passando e a área é muito extensa. Nestes momentos a gente vê a importância de cada um se dedicar ao máximo”, comenta o major.
Em relação a moção de congratulação, Marcondes conta que ficaram surpresos com a homenagem feita pelo deputado estadual e que o reconhecimento oficializado por ele é um fator de motivação para os militares. “A gente fica muito feliz e honrado em receber este reconhecimento, não esperávamos por isso, mas um reconhecimento é sempre é bom. O esforço para estar aqui já é um reconhecimento da capacidade de trabalho dos militares do Estado. Nosso nível técnico e conhecimento vieram de longe para contribuir com o resgate”, enfatiza.
O parlamentar conta que estes bombeiros militares recebem essa honraria pelo empenho e dedicação nas buscas àquelas vítimas que ainda não foram encontradas. “Eles somam com os trabalhos do corpo de bombeiros de Minas Gerais, com essa triste missão, seguem fortes e empenhados nessas buscas, trazendo muito orgulho para o estado de Mato Grosso”, explana Delegado Claudinei.
Até o momento, foram encontradas cerca de 300 vítimas desta tragédia ambiental, causada pelo rompimento de rejeitos da barragem da Mina Córrego do Feijão de propriedade da mineradora Vale que segue com ações de reparação e prestação de assistência aos atingidos. A corporação do CBMMT enviada para atuar no resgate foram Major Marcondes, 1° Tenentes Teodoro e Batista, 1° Sargento Tavares, 2° Sargentos Souza e Everson, 3° Sargento Sá e os Soldados José Paulo, Luis Carlos e Almeida.
Samantha dos Anjos/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos