
Em terceiro lugar surgem os Liberais-Democratas, de Vince Cable, com 12% das intenções de voto, à frente do Partido Conservador (Tories), da primeira-ministra britânica, Theresa May, com apenas 11%.
A sondagem foi realizada pelo instituto Opinium Research entre quarta e sexta-feira e ouviu 2.004 eleitores, segundo o The Observer.
Criado em abrilpelo ex-líder do Partido da Independência do Reino Unido (Ukip), Nigel Farage, o BP explora a insatisfação popular com a percepção de que o Parlamento britânico bloqueou a concretização do referendo de 2016, quando 52% dos eleitores votaram pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE).
O Reino Unido tinha inicialmente como data de saída da UE o dia 29 de março, mas, na falta de uma aprovação do acordo pelo Parlamento, a UE aceitou prolongar o prazo até 31 de outubro. Por isso, o país tem que tomar parte da eleição para o Parlamento Europeu, em 23 de maio. Os deputados britânicos ocupam 73 das 751 cadeiras do Parlamento Europeu.
A premiê Theresa May está negociando com o Partido Trabalhista para conseguir obter uma maioria parlamentar que dê fim ao impasse. O acordo sobre o Brexit dos conservadores já foi rejeitado três vezes no Parlamento. May já ofereceu até sua renúncia, caso os deputados aprovem o acordo.
MD/lusa/rtr/cp
Nenhum comentário:
Postar um comentário