Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 15 de maio de 2019

"Projeto de Wellington Fagundes aumenta proteção a alunos e professores"

Para Flávio Arns, vice-presidente da Comissão de Educação do Senado, a matéria dará origem a um “grande debate sobre o tema”, após atentados em todo o país “O medo não pode substituir a vontade de estudar”. Com essa afirmação, o senador Wellington Fagundes pediu, nesta terça-feira, 14, a aprovação do projeto de lei 2256/19, de sua autoria, que aumenta a segurança nas escolas em todo o Brasil, após diversos atentados causados por alunos e ex-alunos, inclusive ferindo professores. Durante audiência na Comissão de Educação do Senado, Wellington contou que a norma aumenta o rigor no controle de entrada e saída, institui procedimentos de segurança voltados para toda a comunidade e prevê simulações de emergência para situações críticas. “As instituições não estão preparadas para situações de risco, e o objetivo de nosso projeto é criar instrumentos de prevenção e preparação para uma eventual casualidade. E claro, nosso projeto também envolve a comunidade, permitindo que a escola seja vigiada por todos. Queremos escolarizar a educação e incluir a família e a comunidade”, dissertou o republicano.
O vice-presidente da Comissão, Flávio Arns, garantiu que será estudado, junto com o projeto de Wellington, alternativas a serem apresentadas para a sociedade, aos municípios e Estados, bem como orientações ao Conselho Nacional de Educação e o Ministério da Educação. “Através do projeto do senador Wellington Fagundes, um grande debate vai acontecer, com encaminhamentos seguros à sociedade”, afirmou Arns.
A matéria também prevê que, caso um ex-aluno ou ex-funcionário da escola apresente sinais de comportamento que recomendem acompanhamento especial, a escola será obrigada a acionar os serviços de segurança pública e, se for o caso, os de saúde mental para que tomem providências em prol da segurança escolar.
O senador Confúcio Moura, autor do requerimento para realização da Audiência Pública que tratou da segurança nas escolas, disse que é necessário trabalhar também, dentro das escolas, os conflitos e a mediação deles antes da violência acontecer. “Montar equipes com a participação de pais, professores, vizinhos e parceiros que possam mediar conflitos escolares”.
Contingenciamento x Novas Universidades – O senador Wellington demonstrou ainda preocupação
com o contingenciamento proposto pelo Governo Federal aos recursos da Educação no país, em especial do ensino Superior. Segundo ele, a instalação das novas universidades, sancionadas em 2018 – em Rondonópolis/MT, Catalão/GO, Jataí/GO, Delta do Parnaíba/PI e Agreste de Pernambuco/PE –, está em risco.
“Especialmente a Universidade em Rondonópolis, fruto de uma luta muito grande e que já possui um campus completo, pronto para funcionar. O que falta é apenas a nomeação de um reitor pro-tempore e alguns poucos cargos, já previstos no Orçamento deste ano. Tivemos aqui audiência com o relator do Orçamento e conseguimos colocar para 2019 recursos necessários para o funcionamento destas universidades”, assegurou o senador, ao deixar claro que o impacto para que a UFR funcione não será tão grande.
Em seguida, Wellington protocolou um requerimento – que foi votado e aprovado na Comissão, imediatamente – para convocar membros dos Ministérios da Educação e da Economia para debater sobre o tema, objetivando elucidar quais os próximos passos a serem tomados pelo Governo Federal para que a UFR, por fim, funcione a todo vapor.
Da Assessoria
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário