Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 13 de maio de 2019

"Sem papel, jornal centenário deixa de circular na Venezuela"

Jornais venezuelanosCrise econômica atinge em cheio a imprensa venezuelana. Jornais sumiram de quatro estados devido à escassez de papel. Desde 2013, país já perdeu 67 veículos impressos.O jornal venezuelano Panorama anunciou nesta segunda-feira (13/05) que sua versão impressa deixará de circular depois de mais de um século devido à falta de papel. O diário era o único veículo impresso restante do estado de Zulia, no noroeste do país.
"Esgotado nosso inventário de papel, a edição impressa do Panorama diz até breve aos seus fiéis leitores. Nossa tarefa de informar continuará com a mesma responsabilidade e dedicação no nosso site", informou o jornal na sua primeira página.
Fundado em dezembro de 1914, o diário afirmou ainda que publicará na sua última edição nesta terça-feira um especial de despedida. Ele se junta a uma lista de diários e revistas venezuelanas que deixaram de circular devido à escassez de papel.
Com o fim da circulação do Panomara, Zulia perdeu seu último jornal impresso. Esse é o quarto estado venezuelano nesta situação.
Na Venezuela, a estatal Complexo Editorial Alfredo Maneiro (CEAM) detém o monopólio da venda de papel para a imprensa. Em dezembro de 2018, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) denunciou a monopolização do papel promovida pelo governo de Nicolás Maduro e afirmou que a censura do regime levou o fim da circulação da edição impressa do jornal El Nacional, crítico do governo.
Desde 2013, a Venezuela já perdeu 67 jornais e revistas. "Há 15 anos, a Venezuela tinha cerca de 110 veículos impressos e atualmente há apenas 30 em todo o país", afirmou Mariengracia Chirinos, da ONG Instituto de Imprensa e Sociedade.
Em 2013, o governo Maduro modificou as condições de controle cambial e retirou o papel para a imprensa dos setores prioritários que têm acesso a dólares com a taxa oficial. Soma-se a mudança a crise econômica que atinge o país.
Desde 2018, a Venezuela enfrenta uma hiperinflação. O país sofre ainda com a escassez de alimentos, produtos básicos e medicamentos. A crise já levou milhares de venezuelanos a deixarem o país.
CN/efe/ots/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos