Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 24 de maio de 2019

"SEMANA DA ADOÇÃO: Caminhada prevê a sensibilização ao esclarecer assuntos sobre a adoção"

Uma caminhada pelo futuro de crianças e adolescentes e pela sensibilização em nome do amor. É com este objetivo que a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), em conjunto com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), realiza a “Caminhada da Adoção”. O evento, que encerra a Semana da Adoção, ocorre neste sábado (25.05), às 17h, no Parque das Águas, em Cuiabá. Conforme explica a presidente da Ampara (Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção) – entidade organizadora do evento –, Lindacir Rocha Bernardon, dezenas de pessoas são aguardadas no local. Isto, no intuito de receberem informações em prol de desmistificar o tema adoção ao esclarecer questões frequentes, assim como desconstruir mitos e preconceitos que ainda pairam na sociedade. “No dia 25 de maio é celebrado o ‘Dia Nacional da Adoção’. Todos os anos nós realizamos a ‘Caminhada da Adoção’, que completa 10 anos em 2019. Ela representa o fechamento de uma série de ações voltadas ao tema. Convidamos todos a participarem – famílias adotivas e simpatizantes pela causa. Esse é um momento para caminharmos e darmos informações sobre adoção. No encerramento, teremos um lanche partilhado”, esclarece.
ADOÇÕES TARDIAS – Além de estimular a adoção, outro ponto específico que será abordado no encontro é o incentivo para as chamadas adoções tardias. Nesse grupo, constam crianças com mais de três anos, adolescentes, aqueles com necessidades especiais e também grupos de irmãos que a Justiça busca não separar.
Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Brasil há seis vezes mais pessoas habilitadas à adoção do que crianças e adolescentes em condições de serem adotados. No entanto, mesmo assim, são aproximadamente seis mil menores em abrigos esperando uma família, o que acontece porque muitos adotantes procuram crianças bem pequenas ou recém-nascidas
De acordo com dados estatísticos do Cadastro Nacional da Adoção, do CNJ, até o final de abril, havia mais de 45.900 pretendentes, e mais de 9.500 crianças disponíveis para adoção. Do total de crianças, 67,6% têm idade entre sete e 17 anos; 49,5% são pardas; 55,34% têm irmãos; e 25% possuem algum problema de saúde.
ZF PRESS/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário