O Senado realizou uma sessão especial em homenagem pelos 54 anos da TV Globo. Durante o evento, realizado na sexta-feira (26), em Brasília, o senador Randolfe Rodrigues (Rede) destacou a importância da liberdade de imprensa para a democracia. A emissora foi fundada em 26 de abril de 1964. "Não existe democracia que não tenha a tríade liberdade de expressão, de ir e vir e, principalmente, de imprensa. Sem essa tríade, não há de se falar em Estado democrático de direito. A existência daqueles que ameaçam essa tríade, na verdade, ameaça a democracia brasileira. Então a homenagem que faço é também para que esse ato do dia de hoje seja de solidariedade à atuação livre dos jornalistas comprometidos somente com a amizade, a amizade com o fato que chega para todos os cidadãos e cidadãs brasileiras", discursou, segundo a Agência Senado.
O presidente da Casa, Davi Alcolumbre, ressaltou o papel desempenhado pela emissora junto à sociedade. "A Rede Globo consolidou-se em mais de meio século de existência como um verdadeiro patrimônio dos brasileiros, talvez o mais democrático instrumento de informação, aprendizagem e entretenimento dos cidadãos", disse.
"A Globo, esse meio de comunicação fantástico, com tentáculos no rádio, na internet e em outros segmentos, tem um papel importante na informação e no alimento da política nacional. Esse alinhamento é fundamental para a vida brasileira neste momento de transformação da sociedade, com a realização das reformas fundamentais para a vida e o futuro do país", destacou o senador Chico Rodrigues (DEM).
O vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, José Roberto Marinho, representou a empresa na cerimônia. Durante sua declaração, o executivo lembrou o "momento difícil" atravessado pelos jornalistas que sofrem agressões pelas redes sociais. "Essas palavras aqui confortam muito e é muito bom ver que pessoas que realmente representam o povo estão pronunciando essas palavras, pessoas de origens políticas diferentes, de ramos políticos diferentes, mas todos atrás da verdade dos fatos", agradeceu.
Marinho também citou alguns números envolvidos na produção de conteúdos da emissora. Segundo ele, seus produtos chegando a mais de 160 países, a empresa conta com 24,9 mil colaboradores e funcionários e produz 3 mil horas de entretenimento e 3 mil horas de jornalismo anualmente.
Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário