O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.

O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.
O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.

ANUNCIE CONOSCO

Riseup! Pocket

Riseup! Pocket
Uma experiência que você nunca viveu, em busca dos resultados que você nunca obteve.

GOVERNO DE MATO GROSSO

GOVERNO DE MATO GROSSO
O Nota MT é um programa de incentivo ao exercício da Cidadania

quarta-feira, 8 de maio de 2019

"SETASC: Delegado Claudinei conhece políticas de assistência social do estado"

Parlamentar buscou informações sobre projetos e sobre a dinâmica de trabalho da área. O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), se reuniu com a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria Ferreira de Carvalho, na tarde de terça-feira (7), buscando informações sobre os projetos em andamento e previstos e, principalmente, para tomar ciência da dinâmica de trabalho implantada pelo órgão público. O parlamentar explicou que durante as visitas aos municípios de Mato Grosso, se depara com muitas solicitações relacionadas a área de assistência social. Diante desta questão, avaliou ser importante manter este contato com a secretária para compreender os fluxos aplicados pela gestão.
“Essa visita permitiu ter um panorama da gestão aplicada pela Secretaria. A secretária nos mostrou a situação financeira do estado e explicou os caminhos e trâmites legais para que algumas demandas que recebemos sejam conduzidas e atendidas. Um aspecto interessante, foi o cadastramento no site da Setasc, de pessoas interessadas em receber algum benefício, como doação de alimentos e cobertores, por exemplo. Este órgão conta com importantes parceiros que vem a somar com o aspecto social”, comenta Claudinei.
Rosamaria orienta que associações, instituições e organizações do terceiro setor (organizações de iniciativa privada, sem fins lucrativos e que prestam serviços de caráter público) que tenham interesse em ser parcerias da Setasc, podem realizar o cadastro no site da pasta (http://www.setasc.mt.gov.br) que consta o edital de cadastramento para recebimento de doações e prêmios, como, também, formulário para o devido preenchimento.
Em relação a política pública de assistência social, a secretária explica que o estado exerce um papel de auxiliar os municípios a atenderem o que é imposto pela legislação vigente. Ela pontua que este aspecto difere da questão municipal. “Quem doa uma cesta básica é obrigação da normativa da política pública de assistência pública do município. Nós, damos o suporte para o município, como o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)”, esclarece.
A Setasc passou por uma restruturação neste novo governo. A pasta tem a visão de implantar na rotina as políticas públicas de assistência social e não de assistencialismo, que é temporário e feito pelo município, conforme explica Rosamaria. “Quando entramos nesta secretaria, reformamos toda a sua essência. Passamos de três para sete adjuntas, hoje contamos com direitos humanos e do consumidor, políticas de trabalho, de emprego, de assistência social, de cidadania e projetos estratégicos”, pontua a secretária.
Na reunião também foi discutido o mutirão para emissão de documentos e outros serviços que a Setasc realiza nos municípios, oportunidades para mulheres que cumprem medidas sócio educativas, cursos de capacitação, doações de alimentos, entre outras importantes atividades que beneficiam pessoas em estado de vulnerabilidade.
Samantha dos Anjos/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos