

Rosamaria orienta que associações, instituições e organizações do terceiro setor (organizações de iniciativa privada, sem fins lucrativos e que prestam serviços de caráter público) que tenham interesse em ser parcerias da Setasc, podem realizar o cadastro no site da pasta (http://www.setasc.mt.gov.br) que consta o edital de cadastramento para recebimento de doações e prêmios, como, também, formulário para o devido preenchimento.
Em relação a política pública de assistência social, a secretária explica que o estado exerce um papel de auxiliar os municípios a atenderem o que é imposto pela legislação vigente. Ela pontua que este aspecto difere da questão municipal. “Quem doa uma cesta básica é obrigação da normativa da política pública de assistência pública do município. Nós, damos o suporte para o município, como o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)”, esclarece.
A Setasc passou por uma restruturação neste novo governo. A pasta tem a visão de implantar na rotina as políticas públicas de assistência social e não de assistencialismo, que é temporário e feito pelo município, conforme explica Rosamaria. “Quando entramos nesta secretaria, reformamos toda a sua essência. Passamos de três para sete adjuntas, hoje contamos com direitos humanos e do consumidor, políticas de trabalho, de emprego, de assistência social, de cidadania e projetos estratégicos”, pontua a secretária.
Na reunião também foi discutido o mutirão para emissão de documentos e outros serviços que a Setasc realiza nos municípios, oportunidades para mulheres que cumprem medidas sócio educativas, cursos de capacitação, doações de alimentos, entre outras importantes atividades que beneficiam pessoas em estado de vulnerabilidade.
Samantha dos Anjos/Caminho Político
Nenhum comentário:
Postar um comentário