Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 31 de maio de 2019

"Wellington pede consolidação da UFR e conclusão do Hospital Universitário de Cuiabá"

Bancada de MT foi ao Ministério da Educação solicitar ainda o desbloqueio de recursos para UFMT e IFMT. “A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), sancionada neste ano, só precisa da criação de cargos específicos para funcionar plenamente e ter autonomia. Já o novo Hospital Universitário de Cuiabá, possui recursos em caixa, mas as obras estão paralisadas há mais de cinco anos”. Ambos entraves foram levados ao ministro Abraham Weintraub, da Educação, pelo senador Wellington Fagundes, durante a audiência realizada no ministério nesta semana, com a presença da bancada federal do Estado, que busca o desbloqueio de recursos.
Segundo Wellington, a UFR já possui dotação orçamentária própria, mas não tem independência. Além disso, ele protocolou ofício para que a UFR seja contemplada na elaboração da Lei Orçamentária para este ano, bem como seja disponibilizada uma ação orçamentária específica relacionada à sua implementação. Desta forma, segundo Wellington, o processo terá “agilidade, transparência e flexibilidade”.
Quanto ao novo hospital, ele espera que providências rápidas sejam tomadas, já que “existem mais de R$ 100 milhões na conta, que o governo passado não conseguiu licitar” - segundo informou o senador do PL. Wellington ressaltou ao ministro que está empenhado em auxiliar o ministério e participar do diálogo junto ao governador Mauro Mendes, pela melhor forma de dar celeridade às obras.
A bancada de Mato Grosso solicitou recursos para que a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) não fiquem com obras paradas, gerando os chamados “elefantes brancos”. “Nosso estado é um estado solução. Cada real investido em educação e pesquisa se transforma em empregos, em empreendedorismo e em novas saídas para o Brasil”, afirmou o líder do grupo, deputado Neri Geller (PP).
Wellington Fagundes cobrou ainda a criação de novos cursos de medicina na região do Araguaia. “A região é carente na formação médicos e a implementação do ensino especializado por lá - independentemente de ser público ou privado - vai atender uma região expressiva e salvar vidas”, garantiu o senador.
O ministro afirmou que a ida da bancada ao MEC é fundamental para nortear investimentos. “É impossível descrever todas as necessidades e onde vamos alocar recursos somente daqui de Brasília. Contamos com o apoio dos senhores da bancada”, afirmou o gestor. Segundo ele, deputados e senadores precisam ser “padrinhos” da educação. Ele adiantou ainda que o MEC estuda uma proposta para dar maior autonomia aos institutos federais e universidades federais na gestão dos próprios recursos, inclusive quanto à obtenção de parcerias com a iniciativa privada.
Da Assessoria
Foto: Luis Fortes/MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos