Representantes dos governos federal, estadual e municipal dos estados de Mato Grosso e Goiás participaram do lançamento do projeto “Juntos pelo Araguaia”. Na manhã desta última quarta-feira (5), em ação solene em Aragarças (GO), o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), firmou parceria inédita entre o governo federal e os estados de Mato Grosso e Goiás, por meio de termo de cooperação para atender o programa “Juntos pelo Araguaia”. Essa iniciativa envolverá 12 municípios mato-grossenses e 15 goianos que terão 10 mil hectares de áreas a serem recuperadas em torno da bacia hidrográfica do rio Araguaia. O projeto executivo está em fase de elaboração com previsão de finalização até o mês de novembro deste ano, conforme explica o idealizador do projeto Luiz Oliveira do Instituto Espinhaço. “O termo de cooperação entre os dois governos (estaduais) e o governo federal, vai a ajudar a elaboração do projeto executivo e a implementação e que esperamos que aconteça ainda neste ano de 2019. São cinco anos de implementação nesta primeira fase”, explica.
Oliveira pontua que o governo de Goiás concordou com a proposta apresentada e, assim, apresentou ao governo de Mato Grosso que foi convencido a somar no programa. “Foi bem inteligente da parte dos dois. Muito favorável. Pela primeira vez no Brasil. A vinda do presidente (da República) chancela. Eu penso que o projeto e acredito que vai mudar completamente a trajetória de produção e conservação no Brasil. Essa é a aposta”, conta com esperança o idealizador do programa “Juntos pelo Araguaia”.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, mencionou a sua satisfação em estar servindo a sua pátria como chefe do executivo e contar ao seu lado grandes parlamentares, grandes governadores e a liberdade que teve de escolher um ministério competente a altura dos destinos do Brasil. “Este momento da revitalização da bacia do Araguaia, bem como outras que terão pela frente, é o maior exemplo que podemos dar o mundo que estamos sim preocupados com o meio ambiente, mas, também, mas perfeitamente casado com economia com o que desenvolve nesta região. E nós do governo, a primeira missão nossa é não atrapalhar com quem quer produzir. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos!”, pronuncia.
O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) prestigiou o evento e avalia ser um projeto que não só vai trazer a recuperação ambiental de 12 municípios de Mato Grosso que estão na área de abrangência do rio Araguaia, como, também, favorecer as atividades do pequeno produtor rural por meio de uma produção sustentável. “Este rio é importante. É preciso ter um olhar para o meio ambiente que é o nosso recurso de sobrevivência e, também, para os ribeirinhos. Infelizmente, o rio se encontra em um estágio de degradação ambiental e este projeto tende a fortalecer a revitalização desta importante bacia. A presença do presidente Jair Bolsonaro vem a concretizar a solução para estes problemas que afetam tanto os aspectos sociais e ambientais”, comenta o parlamentar.
Os municípios do estado de Mato Grosso que serão privilegiados são Alto Taquari, Alto Araguaia, Alto Garças, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Tesouro, General Carneiro, Barra do Garças.
O programa “Juntos pelo Araguaia” visa a inovação em recomposição florestal, conversação de solo e água, engajamento social, enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e fortalecimento do agronegócio para a revitalização da bacia hidrográfica do rio Araguaia nos estados de Mato Grosso e Goiás.
Estiveram presentes os governadores Ronaldo Caiado (DEM - GO) e Mauro Mendes (DEM – MT). Além da presença do Delegado Claudinei, também estiveram presentes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o presidente Eduardo Botelho (DEM), os parlamentares Dilmar Dal Bosco (DEM), Max Russi (PSB), Doutor Eugênio, Xuxu Dal Molin (PSC) e Sílvio Fávero (PSL).
Cidadão Mato-Grossense – Logo após o lançamento do projeto “Juntos pelo Araguaia”, as autoridades seguiram para o Parque das Águas, em Barra do Garças (MT). Nesta oportunidade, o deputado estadual Silvio Fávero entregou o título de cidadão mato-grossense ao presidente Jair Bolsonaro, juntamente com o Delegado Claudinei e o deputado federal Nelson Barbudo (PSL - MT). “Fazer parte da entrega do título de cidadão mato-grossense ao nosso presidente da República foi uma grande honra. Sílvio foi responsável pela autoria deste título e reconheço o carisma, autenticidade e simplicidade deste nosso governante do Brasil”, comenta Claudinei.
Samantha dos Anjos/Caminho Político
Nenhum comentário:
Postar um comentário