O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.

O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.
O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.

ANUNCIE CONOSCO

Riseup! Pocket

Riseup! Pocket
Uma experiência que você nunca viveu, em busca dos resultados que você nunca obteve.

GOVERNO DE MATO GROSSO

GOVERNO DE MATO GROSSO
O Nota MT é um programa de incentivo ao exercício da Cidadania

sexta-feira, 7 de junho de 2019

"CÂMARA SETORIAL TEMÁTICA: CST para debater relações internacionais do estado é instalada"

Grupo vai discutir maneiras de Mato Grosso exportar produtos com valor agregado.A Comissão Setorial Temática (CST) com objetivo de discutir as Relações Comerciais, Econômicas, Culturais e Políticas Internacionais foi instalada na tarde desta quinta-feira (6) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A criação do grupo de trabalho atende a requerimento dos deputados Janaina Riva (MDB) e Thiago Silva (MDB). A cerimônia contou a presença de autoridades do Executivo municipal e estadual, membros da sociedade civil e iniciativa privada, além do deputado federal Carlos Bezerra (MDB). “O principal objetivo [da CST] é fortalecer nossas relações comerciais [com outros países], mas também criar ferramentas para agregar valor à matéria prima, para que Mato Grosso possa ser também um estado que exporta tecnologia”, resume o deputado Thiago Silva.
“Hoje nós somos os maiores produtores de algodão do país e do mundo e é inadmissível que aqui nós não tenhamos uma cadeia que envolva a industrialização ao algodão, o objetivo é debater isso”, ilustra o parlamentar. Thiago Silva lembrou que questões de infraestrutura , como uso de hidrovias e ferrovias também serão discutidas.
A CST será presidida pelo economista Maurício Munhoz Ferraz, que também enxerga como prioridade o desafio de diversificar e economia de Mato Grosso. “A luta é para sair desse patamar de estado apenas primário exportador. Conforme você avança nisso, você avança na qualidade do que chega no estado em termos de tributos, renda e profissões mais qualificadas. A indústria não é a única forma de se empregar, o comércio, o serviço e a inovação também emprega muito atualmente”, explica o economista e servidor da Assembleia.
Ainda de acordo com Munhoz Ferraz, a CST vai trabalhar em três frentes: relações comerciais, relações políticas e relações culturais. “A gente vai chamar a sociedade para discutir. Aqui tem, por exemplo, artistas que expõe muito lá fora. Quando você vende um quadro lá fora, você exporta um produto de alta qualidade”, completou. Também participou da instalação o artista plástico e embaixador da cultura cuiabana, Victor Hugo. “A arte também é um produto de Mato Grosso, gera emprego. Lá fora, eles dão muito valor à cultura”, defendeu.
Durante o evento, ainda houve palestra do sociólogo Silvio Monteiro, que também vai participar da CST. Ele falou sobre as regiões que fazem fronteira com Mato Grosso e das relações que podem ser construídas com esses outros países.
Além de Silvio Monteiro e Maurício Munhoz Ferraz, também já integram a câmara temática Ariana Guedes, da Casa Civil do governo do estado, e os servidores Luciana Rosa Gomes, Luiz Caldart e Rafael Bastos, relator da CST. A data da primeira reunião da CST após a instalação ainda será marcada.
INGRIDY PEIXOTO/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos