Ider Jacintho no diz que houve pespectivas de construção deste o ano de 2012, quando a obra foi lançada e de 2014 período em que o Brasil se preparava para receber a “Copa do Mundo”, o empreendimento foi previsto entre as ações de mobilidade urbana entre Cuiabá e Várzea Grande, com estimativa de valor original de aproximadamente R$ 1,5 bilhão, com financiamentos de cerca de R$ 1,1 bilhão contratados pelo Estado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e à Caixa Econômica Federal, com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Porém desde dezembro de 2014 a obra encontra-se paralisada. Obra esta que cheia de ações judiciais e de operações da Polícia Federal ante denúncias de pagamento de propinas e corrupção durante todo este período de 2014 até hoje. Mas através de uma gestão de crescimento e desenvolvimento realizada pela atual prefeita Lucimar Campos, pode-se se ter uma importante expectativa da conclusão do VLT do trecho de Várzea Grande até o Porto em Cuiabá. A viabilidade da obra dentro de Várzea Grande já esta em mais de 80% concluído, que daria um fluxo de desenvolvimento, uso diferenciado do transporte em Várzea Grande, promovendo e contribuindo com o crescimento comercial de espaços como o Shopping Várzea Grande que recebeu no inicio de empreendimento, mais R$ 300 milhões investidos por empreendedores e lojistas, o Aeroporto Internacional Marechal Rondon que aumentaria o fluxo de clientes através desde modal, moderno e confortável, além de mudar o entorno com o aumento de cidadãos consumidores perto de dois grandes atrativos de Várzea Grande, o shopping e o aeroporto.
Ider Jacintho destaca também que a realização do VLT ampliara a questão da limpeza, melhorias no calçamentos no trecho da avenida da Feb, proporcionando um aumento de pedestre e ciclistas que movimentaria todo comercio ao longo da avenida, até a ponte sobre o rio Cuiabá, com uma revitalização ali na alameda, as mudanças será de cunho valioso para o cidadão varzeagrandense, que desfrutara de um modal, rápido, seguro, confortável e com um visual não poluente, conservando o meio ambiente, além de conceituar o transporte urbano um pouco melhor em sua qualidade para o usuário várzea grande.
Ider Jacintho diz que a não conclusão do VLT em Várzea Grande, prejudica e cria gargalho das três únicas entradas da grande Cristo Rei, pois atrapalha e dificulta muito o fluxo da população de entrar e sair da grande Cristo Rei, que hoje possui mais de 100 mil moradores, com um potencial no comércio, na educação e sobre tudo eleitoral de Várzea Grande.
Ider Jacintho também nos relata que nesse período em que a obra não volta para sua conclusão, a prefeita Lucimar Campos tem procurado conservar a Estação do VLT em Várzea Grande ,seus trilhos, com continuas limpezas, retiradas de lixos e na não permanência constante de abrigo para moradores de rua e usuários de drogas na estação, mas é lógico ainda com todo este cuidado durante estes quatros anos, mesmo assim a estação sofreu depredação nos guichês, quebra dos vidros de proteção, banheiros afetados pelas depredações, com tudo acontecendo de bom e ruim ao mesmo tempo, acreditamos na efetivação do VLT em Várzea Grande, sabemos da competência da nossa prefeita Lucimar e da sua força política, do comércio pujante e da importância da integração turística do Aeroporto Internacional Marechal Rondon e do Várzea Grande Shopping para o cidadão varzeagrandense, junto com a realização do VLT, tudo se transformara em um futuro promissor para nossa população de Várzea Grande.
Da Redação Caminho Político
Régis Oliveira
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