Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 26 de junho de 2019

"Wellington propõe projetos que se tornam referência na luta pela proteção animal"

Senador é autor de duas matérias: uma coíbe maus tratos e outro insere no Plano Nacional de Segurança de Barragens a prevenção e o resgate de animais silvestres e de criação. O senador Wellington Fagundes (PL-MT) defendeu - na Comissão de Meio Ambiente do Senado - a aprovação do PL 2950/19, que insere no Plano Nacional de Segurança de Barragens a prevenção e o resgate de animais silvestres e de criação. Segundo ele, o projeto também altera a Lei de Crimes Ambientais (9605/1998), visando “classificar a negligência em relação aos animais em caso de desastre seguido de não assistência em tempo hábil como maus-tratos”, explicou o republicano. Médico veterinário de formação, Fagundes aproveitou a audiência pública interativa que debateu o tema "Proteção e o bem-estar dos animais” para discorrer sobre seu projeto. Ele ressaltou que a matéria também determina que proprietários de empreendimentos que possam causar degradação ambiental adotem medidas preventivas – “como treinamento de funcionários para busca, salvamento e cuidados imediatos de animais”, completou.
Com a aprovação, também passaria a ser obrigatório o fornecimento de máquinas, veículos e equipamentos a serem utilizados na busca e salvamento dos animais, assim como disponibilização de alimentos, água, medicamentos e atendimento veterinário, além de locação ou construção de abrigos para animais domésticos, domesticados e silvestres.
Fagundes frisa que os desastres ambientais em Mariana (MG) e Brumadinho (MG) afetaram muitos animais que acabaram soterrados no lamaçal, e mesmo depois disso tudo ainda não há legislação que garanta o amparo deles.
Para a promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Monique Gonçalves, a aprovação desta matéria e os cuidados na pré e pós instalação de barragens são atitudes “mais do que fundamentais” principalmente tendo em vista as tragédias - anunciadas ou não - que aconteceram em nosso país.
Referência no combate aos maus tratos contra os animais, o senador também é autor do PLS 677/2015, que tem como objetivo evitar a dor, o sofrimento e os danos desnecessários a animais. O texto proíbe agredir, mutilar e abandonar animais; usá-los em lutas, espetáculos, circos e produções artísticas quando haja risco de lesão; transportar ou comercializar animais de forma cruel; e usar métodos que causem sofrimento no abate de animal destinado ao consumo humano.
O projeto regulamenta ainda o transporte de animais. As caixas ou gaiolas dos veículos devem garantir ventilação entre os espaços vazios. Também é obrigatório o uso de anestesia antes da sangria ou do abate por instrumentos de percussão mecânica ou processamento químico. O texto proíbe o uso da marreta e da picada de bulbo, ferro de dois gumes usado em matadouros.
"O objeto principal é estabelecer normas básicas sobre os direitos dos animais no tocante ao seu bem-estar, além de limitar a exploração, o transporte, o abate, enfim, o seu uso pelo homem e voltado aos interesses do homem", argumentou Wellington Fagundes, à Agência Senado.
Da Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos