Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 9 de julho de 2019

"CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: Unemat e Governo do Estado vão desenvolver Trilha da Inovação de Cáceres"

A Universidade do Estado de Mato Grosso vai ser a instituição responsável por conduzir o Planejamento do Ecossistema e Trilha da Inovação de Cáceres, em parceria com Governo do Estado, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado e Mato Grosso (Fapemat) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O projeto foi apresentado pela Fapemat ao Governador Mauro Mendes, nessa segunda-feira (08/07), no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. A Trilha de Inovação tem por objetivo levantar informações sobre Ecossistemas de Inovação, considerando os atores locais, a vocação do município (setores já instalados), potencial (áreas portadoras de futuro), tendências de políticas e tecnologias. Ao final do projeto, será traçado um plano de desenvolvimento de Cáceres, tendo por base a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
O Governador Mauro Mendes afirmou que a perspectiva é que o projeto contribua para delinear um novo modelo de desenvolvimento sustentável que promova o crescimento e, principalmente, geração de renda. “Nós apesentamos não só um desafio à Unemat e Fapemat e outros atores do Governo do Estado, de criarmos um programa focado em resultado para que, nos próximos meses e anos, possamos implementar ações que promovam verdadeiramente o desenvolvimento da grande Região Oeste do Estado de Mato Grosso”, declarou.
A vice-reitora da Unemat, Nilce Maria, frisou que a universidade já desenvolve pesquisas aplicadas em diversas áreas do conhecimento. “Precisamos pensar, juntamente com o Estado, em diretrizes e ações conjuntas para que aquilo que a Unemat produz, em termos de ciência e tecnologia, possa contribuir diretamente para resolver ou minimizar questões do Estado”.
A previsão é que o projeto piloto, em Cáceres, seja realizado em seis meses, com início na segunda quinzena de agosto. Inicialmente, os professores da Unemat vão desenvolver um wokshop, juntamente com a Fapemat, para levantar demandas e tecnologias necessárias. “É uma ação conjunta de várias diretrizes para que a região tenha melhores condições de desenvolver econômica e socialmente”, disse Nilce Maria.
Etapas da Trilha da Inovação:
A primeira etapa consiste no mapeamento inicial de mecanismos e atores do ecossistema local, a vocação econômica, potencial, tendências de políticas e tecnologia. Nesta etapa será possível identificar o grau de maturidade e o nível de interação entre eles. Em seguida, será utilizada a ferramenta do radar de inovação par a definição das estratégias mais eficazes para o fortalecimento do Ecossistema de Inovação instalado. E, posteriormente, será realizada uma validação do estágio atual de cada vertente e a posição futura desejada para o ecossistema de inovação para os próximos 10 anos.
Em cada fase da trilha serão analisados os mecanismos e programas já existentes no ecossistema local, os atores envolvidos e mecanismos que integram a trilha. “Buscamos uma metodologia nova, que chamamos de Ecossistema, que consiste em trazer todos os atores do desenvolvimento, fazer um diagnóstico deles, a maturidade do desenvolvimento para, depois, apresentar um projeto de viabilidade”, explicou o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado e Mato Grosso (Fapemat), Adriano Silva.
O plano de ações será construído de forma participativa, com todos os atores locais, e resultará na apresentação de um documento consolidado com a visão estratégica do ecossistema, diretrizes, macro ações, programas, projetos estruturantes para o ecossistema de inovação de Cáceres.
“Com esse projeto, o Governo vai ter uma assertiva de como fazer investimento, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para fomentar a economia e, consequentemente, melhorar a vida dos mato-grossenses”, disse Adriano Silva.
Participaram da reunião, além dos citados, os pró-reitores de Ensino de Graduação (Proeg), Alexandre Porto, de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Anderson Miranda, de Extensão e Cultura (Proec), Leonarda Grillo Neves e de Administração (Prad), Tony Hirota, o Assessor de Assuntos Internos, Dionei Jose da Silva, e de Assuntos Externos, Francisco Lledo.
Realização: Governo de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado e Mato Grosso (Fapemat) e Universidade doestado de Mato Grosso.
Danielle Tavares/Caminho Político
Foto por: Moisés Bandeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário