O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.

O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.
O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.

Multirão Fiscal de Várzea Grande

Multirão Fiscal de Várzea Grande
PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE - AV. CASTELO BRANCO, 2500 - CENTRO SUL, 0800 647 41 42 - (65) 3688-8000

Audiência Pública para Atualização do Texto da Constituição Estadual

Audiência Pública para Atualização do Texto da Constituição Estadual
Auditório Deputado Milton Figueiredo – Assembleia Legislativa de MT

GOVERNO DE MATO GROSSO

GOVERNO DE MATO GROSSO
O Nota MT é um programa de incentivo ao exercício da Cidadania

segunda-feira, 8 de julho de 2019

"INCRA: Maioria dos assentamentos da região sul de MT não estão regularizados”

Cerca de 400 títulos foram emitidos nos assentamentos da região sul, sendo que 5.400 estão pendentes por não terem sido georreferenciadas. O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), na última sexta-feira (05), se reuniu com o chefe do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) da região sul de Mato Grosso, Nesilvon Silva Gomes, em Rondonópolis (MT), que pontuou algumas dificuldades enfrentadas pela instituição. Dentre elas, a necessidade da emissão de 5.400 títulos para regularização fundiária, realização de georreferenciamento e a contratação de pessoal para melhorias no atendimento das demandas na unidade. A frente de 17 municípios mato-grossenses pelo Incra, sendo 11 com assentamentos, Nesilvon explicou que as unidades agrícolas que já foram georreferenciadas facilitarão o processo para a emissão do título. “Aqui temos 5.800 famílias, menos de 400 delas têm títulos emitidos. O maior problema nosso é a emissão de título e precisa ter o georreferenciamento. Hoje, o custo médio para fazer a regularização em um assentamento é de R$ 11 milhões de reais. Hoje não temos estrutura, mesmo tendo boa vontade”, conta.
“Realmente são pontos críticos apresentados pelo Incra. Ele pediu meu apoio e vou buscar atender no possível, seja articular junto às prefeituras municipais, como também, com a bancada federal. Vejo que a emissão de títulos é uma das maiores preocupações, mas é preciso fazer o georreferenciamento para que isso se concretize. Vamos fortalecer essa instituição e a reforma agrária”, se posiciona Delegado Claudinei.
Nesilvon disse que a instituição conta com uma secretária e um técnico, além dele. Ele considera que se aumentar o número de efetivo vai acelerar o atendimento de demandas que estão paradas, por não dar tempo para atender devido outras atividades em andamento. “O deputado Claudinei é um parceiro nosso de Rondonópolis. Ele me atendeu muito bem, essa pauta que colocamos para ele, para nos ajudar para fazermos parcerias para chegarmos às emissões dos títulos. Infelizmente, trava o meu trabalho”, comenta o chefe do Incra da região sul de Mato Grosso.
De acordo com dados da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e extensão Rural (Empaer) vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT), o munícipio de Rondonópolis conta com 16 assentamentos e 593 famílias, sendo considerada a segunda maior em população de assentados da reforma agrária na região sul.


Samantha dos Anjos/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos