Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

domingo, 7 de julho de 2019

"OAB-RJ critica investigação contra Greenwald"

A Comissão de Liberdade de Expressão da OAB-RJ divulgou uma nota manifestando a “contrariedade e preocupação” com o pedido que a Polícia Federal teria feito ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras de um relatório das atividades financeiras do jornalista Gleen Greenwald. Segundo a nota, assinada pelo presidente da Comissão de Liberdade de Expressão da OAB-RJ, Marcus Vinícius Coelho, o pedido significa uma “inaceitável prática de tolhimento e intimidação, em flagrante afronta à Constituição Federal” e que “a liberdade de imprensa é pressuposto indispensável para o Estado democrático de Direito”. Ainda não há a confirmação se, de fato, a PF fez o pedido ao Coaf contra o jornalista como foi divulgado pelo site O Antagonista. A OAB nacional vai oficiar o Coaf para indagar se é verdadeira a informação de que o órgão recebeu pedido de investigação sobre as movimentações financeiras de Glenn Greenwald.
Já o líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou à Comissão Diretora requerimentos de informações sobre suposta investigação do jornalista Glenn Greenwald pela Polícia Federal. Os pedidos são direcionados aos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Justiça, Sérgio Moro.
Segundo a lei que estabeleceu o Coaf (9.613, de 1998), a atividade jornalística não está sujeita à supervisão do órgão. "Se confirmado que tem algum inquérito aberto ou que houve algum pedido ao Coaf, nós estamos diante de uma grave ameaça à liberdade de imprensa no Brasil, e decorrerão ações nossas por conta disso", afirmou Randolfe.
Na última terça-feira (02/07), quando Sergio Moro esteve na Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre os diálogos divulgados pelo The Intercept Brasil, ele foi questionado diversas vezes sobre a veracidade do pedido. Moro não confirmou nem negou.
Redação IMPRENSA/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário