
1- Não tentar fechar: esse é o maior dos erros. O vendedor fica com medo de solicitar o fechamento, assume uma postura passiva em relação ao processo de vendas e fica esperando o cliente comprar em vez de tentar o finalizar a venda.
2- Tentar fechar cedo demais: acontece muito com vendedores iniciantes e amadores, pois, estes acabam por não controlarem as emoções e ficam afobados. E por pressa e foco em si mesmos e nos resultados que precisam alcançar acabam por pular as etapas do processo da venda e do início já vão para o final sem ao menos entender o cliente. É ruim para o vendedor que acaba não fechando a venda e também para o cliente que é mal atendido e se sente incomodado com a pressão desagradável feita pelo vendedor.
3- Tentar fechar tarde demais: Agora é o contrário. Não percebeu os sinais de compra e deixou passar o momento do fechamento. O cliente ficou empolgado com a demonstração do vendedor e estava pronto para comprar. Entretanto o vendedor se empolgou mais ainda com a reação do cliente, e não para de falar ou fica fazendo perguntas desnecessárias como se ainda tivesse que convencer o cliente a comprar. Ele já comprou, só falto o vendedor perceber isso.
4- Fechar a venda e continuar falando: alguns vendedores conseguem fazer os passos da venda de forma correta, chegam ao fechamento, conseguem o “sim” do cliente, mas continuam falando sem parar, fazendo comentários, dando ideias e acabam fazendo o cliente ficar confuso o que pode levar o cliente a mudar de opinião. Quando o cliente diz “sim” é hora
de parar de falar, mesmo que esteja falando do produto e seus benefícios, e fechar a venda.
Lembre-se, de nada adianta ser o vendedor campeão de orçamento, campeão em números de atendimento ou ser o vendedor mais simpático, em vendas o vendedor campeão é aquele que consegue fechar vendas.
Boas vendas!
Luiz Vicente Dorileo da Silva – “SHIPU”, palestrante, consultor formado em administração com MBA Executivo Internacional e especialista em Marketing. shipumt@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário