Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 3 de julho de 2019

"Tapurah - Progresso e Desenvolvimento aos 31 anos"

Do extrativismo da madeira na década de 80 até os tempos atuais, onde é considerada a Capital da Suinocultura do Centro-Oeste brasileiro e grande produtor de soja, milho, melancia e pecuária, o município de Tapurah se mostra cada vez mais importante ao Estado de Mato Grosso. Talvez os primeiros imigrantes no ano de 81, que criaram o Distrito de Tapurah, através da Lei estadual 4.407 quando este pertencia ao município de Diamantino não imaginavam que esta terra seria hoje um lugar desejado por milhares de pessoas e se tornasse um município com tantas oportunidades de crescimento e desenvolvimento humano. Criada através da Lei nº 5.316, de 04 de julho de 1.988 Tapurah completa hoje 31 anos de Emancipação Política Administrativa. Apesar de o extrativismo da madeira ainda fazer parte da sua economia, hoje o agronegócio, a pecuária e a suinocultura ditam os rumos do município.
As transformações ocorridas nas mais diversas áreas no município de Tapurah são percebidas e representadas nos dados que impactam diretamente na economia local, regional, estadual, nacional e em alguns casos mundial.
Tapurah é um município jovem que traz em sua história muitos casos de sucesso, pessoas que acreditaram no desenvolvimento presente na região, uma agricultura pujante desde o pequeno até o grande produtor. Tapurah se destaca também por ser o município que mais cresce fora do eixo da BR-163, com saídas diretas para sete municípios sendo: Lucas do Rio Verde, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Nova Maringá, Brasnorte, São José do Rio Claro e Nova Mutum.
A capital da suinocultura de Mato Grosso é a 6ª cidade brasileira na produção de suínos, também ocupa o 46º lugar no ranking nacional dos maiores produtores de riqueza, além de ter uma atenção especial pela educação, saúde, segurança e valorização do ser humano. As Escolas Municipais são modernas e equipadas para garantir um bom aprendizado das crianças, sendo destaque na alimentação escolar centralizada onde é produzido mais de 2.800 refeições diárias.
Na saúde o município atende mais de 150 mil atendimentos ao ano, com atendimentos especializados, clínico e odontológicos. A saúde conta também com o Hospital 24 horas e ambulâncias equipadas para atender a população.
O município também modernizou todo o controle da frota com controle de condutores, combustível, manutenção e localização, ainda controla todo o estoque de todas as secretarias otimizando tempo, despesas e recursos. Tapurah cresce constantemente com grandes investimentos e mais 02 novos loteamentos com mais 2 mil terrenos para comércio e residências. O município, com suas terras férteis, abundância de água, com sua tipologia de transição cerrado/floresta, possui estradas e rodovias conservadas para escoamento de sua produção, sem contar com um superávit de energia confiável através de linhão, torna-se um município diversificado para grandes oportunidades, sendo que, recentemente foi incluído no roteiro turístico nacional denominado de “PORTAL DO AGRONEGÓCIO” e se destaca nos grandes eventos que garantem ao município títulos como o da Capital da Suinocultura, maior produtor de melancia, maior Festa Gastronômica do Estado, 2º maior Festival de Pesca, com a participação de 117 equipes de 19 municípios na edição de 2018. Maior produtor de feno do Centro Oeste a qual é referência e modelo de sustentabilidade.
Tapurah prima também para garantir à sua população um ambiente bom para se viver sendo limpa, bonita e organizada com todas as suas ruas pavimentadas e o fornecimento de 100% de água tratada. A riqueza do município consiste numa produção extraordinária com os números crescentes a cada ano com destaque para: Soja: 205.812,00 hectares; Milho: 101.346,00 hectares; Algodão: 18.997 hectares; Arroz: 5.000,00 hectares; Feijão: 5.500,00 hectares; Feno: 400 hectares; Bovinos: 32.183 cabeças; Aves: 3.057.000 cabeças; e Suínos: 425.914 cabeças (dados da Prefeitura Municipal de Tapurah).
Com todo o potencial que tem de crescimento e por atrair cada vez mais pessoas com potencial de investimento em novas atividades é difícil imaginar como estará Tapurah nos próximos 10, 20 ou 30 anos, tendo em vista que hoje é sim o município que mais se destaca e cresce fora do eixo da BR-163. Veremos juntos!
LEGENDA: Prefeito Iraldo Ebertz e Vice-prefeita Maria Martelli
Maurício Dalepiane/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário