Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 17 de julho de 2019

"VISITA TÉCNICA:Comissão de Saúde vistoria sede do MT Hemocentro em Cuiabá"

O MT Hemocentro atende os 141 municípios do estado e conta atualmente com 16 Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) e 29 agências transfusionais.. Ampliação do número de Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) e de Agências Transfusionais em municípios do interior e melhoria da estrutura física da sede do Hemocentro de Cuiabá. Essas foram as principais necessidades apontadas durante visita técnica ao MT Hemocentro, realizada na tarde desta terça-feira (16) por deputados que compõem a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.O MT Hemocentro atende os 141 municípios do estado e conta atualmente com 16 unidades de coleta e 29 Agências Transfusionais, além de uma unidade móvel e duas unidades fixas em Cuiabá, sendo uma na Rua 13 de Junho e outra no interior do Pronto Socorro. A instituição é referência em hematologia e hemoterapia em Mato Grosso e atende à demanda sanguínea dos prontos-socorros de Cuiabá e de Várzea Grande, do Hospital Universitário Júlio Müller, do Hospital Municipal São Benedito e do Hospital Metropolitano de Várzea Grande.
Segundo a diretora geral do MT Hemocentro, Gian Carla Zamula, a ampliação no número de unidades de coleta facilitará a doação por parte dos voluntários. O apelo se deve à dificuldade de manter o estoque de sangue com quantidade suficiente para atender todas as pessoas que necessitam.
“Houve um aumento significativo da demanda com a inauguração dos novos hospitais e de novos leitos SUS em Mato Grosso, por isso precisamos oferecer mais possibilidades para as pessoas fazerem suas doações. Precisamos de ajuda da Assembleia Legislativa para conseguirmos melhorar a nossa estrutura física, redimensionando espaços em conformidade com o que preconiza a legislação e as normas de vigilância sanitária”, ressaltou. Conforme a diretora, diariamente é coletada uma média de 50 bolsas de sangue. No entanto, seriam necessárias 120 bolsas/dia para atender toda a demanda. A pequena quantidade de unidades no interior também dificulta a inclusão de nomes no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
“Na semana passada recebemos um grupo de pessoas do município de São José dos Quatro Marcos, que vieram até aqui para fazer seus cadastros no Redome. Seria mais fácil se houvesse uma unidade naquela região. Para isso precisamos de estrutura, pessoal e internet de qualidade nos municípios”, observou.
O presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, deputado Paulo Araújo (PP), destacou a excelência do trabalho realizado pela equipe técnica do Hemocentro e afirmou que a Assembleia Legislativa trabalhará em parceria com a instituição para ampliar o estoque de sangue.
“Toda a equipe do Hemocentro está de parabéns. A Assembleia Legislativa, através da Comissão de Saúde, vai desenvolver bons projetos em parceria com o Hemocentro, principalmente promovendo mutirões para aumentar o estoque de sangue. Uma das nossas ações será disponibilizar a estrutura física da Assembleia Legislativa para que possamos fazer captação de sangue de voluntários”, anunciou.
O compromisso foi reforçado pelo deputado estadual Dr. Gimenez (PV). “Dentro da saúde pública podemos dizer que o Hemocentro é a joia maior. A equipe é excelente, o tratamento é humanizado e é disso que precisamos. A Assembleia estará envolvida, com toda certeza, para melhorar a instituição e o atendimento oferecido à população”, afirmou.
Também participaram da visita técnica o deputado estadual Dr. João (MDB), a secretária-adjunta de Unidades Especializadas da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Arlete Maria Lima, e equipe técnica da Comissão de Saúde da ALMT.
Balanço
O MT Hemocentro foi a oitava unidade de saúde vistoriada no primeiro semestre de 2019 pela Comissão de Saúde da ALMT. Além de Cuiabá, a comissão também já visitou unidades hospitalares nos municípios de Barra do Bugres, Cáceres, Rondonópolis, Várzea Grande, Água Boa e Sinop.
Serviço
O MT Hemocentro está localizado na Rua 13 de Junho, 105, bairro Porto. Mais informações sobre doações e realização de campanhas podem ser obtidas pelo telefone (65) 3623-0044.
RENATA NEVES/Caminho Político
Foto: Ronaldo Mazza/ Secom-ALMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos