Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

"Com 15 assinaturas, projeto que põe fim ao recesso de julho começa a tramitar na Câmara"

Resultado de imagem para mario nadafCom o intuito de por fim ao recesso parlamentar do meio do ano, o vereador Mario Nadaf (PV) apresentou, durante a sessão plenária desta quinta-feira (15), um projeto de lei que altera o artigo 8ª caput, da Lei Orgânica do município. Com a alteração, o dispositivo passaria a vigorar com a seguinte redação: “A Câmara Municipal de Cuiabá reunir-se-á anualmente, na sede do município, de 02 de fevereiro a 22 de dezembro”. Atualmente, a Lei Orgânica da Capital prevê 15 dias de recesso parlamentar no meio do ano, de 30 de junho a 1º de agosto. A propositura do vereador Nadaf prevê a suspensão deste recesso, permitindo que os trabalhos do Parlamento não sejam interrompidos. Para o parlamenta, este recesso prejudica o andamento dos trabalhos pela paralisação das atividades parlamentares neste período. “Além do mais, o recesso no meio do ano atinge somente aos vereadores e não a todos os funcionários da Câmara, que continuam trabalhando normalmente, uma contradição as leis trabalhistas do Brasil, pois todos os trabalhadores tem direito garantido de um mês de férias anual”, acrescenta o vereador.
Diante disso, Nadaf acredita que a extinção do recesso parlamentar de julho é conseqüência da conscientização política de cada vereador visando atender plenamente os princípios constitucionais da Igualdade, Eficiência e Economicidade, norteadores das ações da administração pública.
“Essas iniciativas de mudanças são fundamentais na ética, na moral e na transparência dos fatos, buscando sempre a valorização da comunidade”, finalizou Nadaf.
A proposta recebeu 15 assinaturas e passa a tramitar no Parlamento Municipal. O presidente da Casa, vereador Misael Galvão (PSB) foi um dos primeiros parlamentares a ofertar apoio à proposta. Para ele, a medida irá ampliar o alcance dos trabalhos que já vem sendo desempenhados pelo Legislativo.
“Realmente não á necessidade desta paralisação no meio do ano. Neste período nós continuamos trabalhando, mas de forma interna. Com essa alteração, poderemos continuar com os debates, audiências públicas e sessões plenárias, o que é mais produtivo para a nossa população”, disse.
O projeto segue agora para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que irá avaliar a constitucionalidade da proposta e emitir um parecer, que deverá ser votado em plenário.
Caso seja aprovado, a matéria segue então para analise das Comissões temáticas. Após isso ele deve ser votado em definitivo.
Kamila Arruda/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário