
Especialistas brasileiros e de outros países se reuniram nesse seminário para discutir os desafios da defesa nacional e o papel das Forças Armadas no Brasil.
Eduardo Bolsonaro afirmou que, apesar de o senso comum apontar que as Forças Armadas são as únicas responsáveis pela defesa nacional, todos somos responsáveis. Por isso, o papel da Câmara nesse debate é fundamental, segundo ele. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, que participou da abertura do seminário, concordou.
Orçamento
“Isso é muito importante porque o assunto defesa nacional não é o assunto do momento. Porque as Forças Armadas são o seguro que o país tem. Um seguro que requer orçamento, mas é muito importante que nossas forças tenham papel dissuasório e qualquer debate no Congresso Nacional é muito bem-vindo.”, disse Azevedo.
O chefe do Estado Maior das Forças Armadas, tenente-brigadeiro Raul Botelho, explicou que o Estado Maior é uma estrutura do Ministério da Defesa. Nessa estrutura, ele é um dos responsáveis por liderar ações conjuntas de emprego conjunto das capacidades das Forças Armadas.
“E nesse tipo de seminário a gente identifica qual é a missão precípua das Forças Armadas à luz da nossa Constituição, artigo 142. Ali está previsto que é a defesa da pátria, soberania, integridade territorial.”, disse Botelho.
Entre os presentes, no auditório Nereu Ramos, diplomatas, embaixadores de nações europeias como a Ucrânia e a Espanha e militares das três forças não só do Brasil, mas de países do continente como Argentina, Chile, Colômbia, Trinidad e Tobago, Paraguai, Equador e Peru.
Crime organizado
Entre os temas tratados no seminário, debateu-se as arquiteturas e estratégias de defesa, como garantir a segurança nacional e como tratar o crime organizado transnacional, além da gestão das crises internacionais e a diplomacia de defesa.
O seminário da Comissão de Relações Exteriores foi organizado em parceria com o Inforel, Instituto de Relações Internacionais e Defesa.
Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Roberto Seabra
Caminho Político
Nenhum comentário:
Postar um comentário