Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

"PRODUÇÃO LEGISLATIVA: Wilson Santos tem 10 leis aprovadas no primeiro semestre"

Deputado é o autor de inovações como transmissões ao vivo das licitações. O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) é o autor de 10 leis ordinárias que já estão em plena vigência no território de Mato Grosso após a aprovação pelo plenário da Assembleia Legislativa e sanção pelo governador Mauro Mendes Ferreira (DEM). Uma das leis aprovadas é a de número 10816/2019 que reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos de Mato Grosso. A cota é realizada para preenchimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública estadual, das autarquias, das fundações pública, das empresas públicas e das sociedades de economia mista em Mato Grosso.
Outra lei de grande relevância é a de número 10836/2019 que trata da obrigatoriedade de instalação de sistema de alarme e monitoramento em todas as barragens e represas existentes em Mato Grosso.
A proposta do parlamentar partiu logo após os episódios envolvendo os municípios de Mariana e Brumadinho, ambos de Minas Gerais, que enfrentaram tragédias ambientais e humanísticas em decorrência do rompimento de barragens de mineradoras.
Com o intuito de fortalecer o princípio da transparência na administração pública, o deputado Wilson Santos conseguiu a aprovação da lei ordinária 10851/2019 que obriga o governo do Estado a grava em áudio e vídeo e ainda transmitir pela Internet via Portal da Transparência todos os processos licitatórios de Mato Grosso.
Trata-se dos procedimentos administrativos realizados pelo Estado para contratar fornecedores e empresas privadas prestadoras de serviço ao poder público.
Outras leis de autoria do deputado Wilson Santos que já estão em vigor trata da obrigatoriedade de constar o nome dos autores dos projetos arquitetônicos e urbanísticos nas peças publicitárias.
Outros tratam da proibição de comercialização nas unidades de ensino de soda cáustica e outros produtos nocivos à saúde, condições de vida e de trabalho dos profissionais da limpeza urbana, critérios de desempate para licitação.
Houve ainda a aprovação de leis que homenageiam autoridades históricas de Mato Grosso como o professor João Batista Jaudy, que receberá o nome no Centro Oficial de Treinamento (COT) da UFMT. Já a ponte a ser construída que vai interligar os bairros Parque Atalaia de Cuiabá ao bairro Parque do Lago em Várzea Grande será denominada professora Sarita Baracat.
Também já está em vigência a lei que inseriu no calendário oficial de eventos de Mato Grosso a Corrida de Reis realizada anualmente no mês de janeiro.
Rafael Costa/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário