O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.

O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.
O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.

ANUNCIE CONOSCO

Riseup! Pocket

Riseup! Pocket
Uma experiência que você nunca viveu, em busca dos resultados que você nunca obteve.

GOVERNO DE MATO GROSSO

GOVERNO DE MATO GROSSO
O Nota MT é um programa de incentivo ao exercício da Cidadania

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

"Planejamento: a peça-chave para reformar ou ampliar a casa"

Você decidiu adquirir uma casa e ela parecia ideal na época. Mas, agora, a família cresceu e o espaço não atende mais às suas necessidades. Isso deixa você com duas opções: fazer algumas melhorias ou se mudar para um novo local. Desenraizar-se não precisa ser sua primeira opção de escolha. Na verdade, investir em sua casa pode ser um movimento benéfico. Logo, não descarte a renovação, expansão ou construção de um acréscimo. A propósito, uma rota sempre é bem-vinda: deixar a casa com a personalidade dos moradores. Assim como cada família é única e tem suas particularidades, cada projeto de reforma ou ampliação é único e nunca será igual para duas propriedades. Então, nada melhor do que procurar um profissional habilitado para contar um pouco sobre o dia a dia da sua família e seus anseios para o futuro. Sim, algumas ideias provavelmente já estarão formadas na sua mente – o que é importante. No entanto, o especialista irá lapidar essas informações visualizando o todo – e não apenas pontos isolados. Dessa forma, você evita que se resolva somente uma situação, sendo que o inverso pode ser previsto com um planejamento bem delineado em um projeto. Mas, prepare-se: reformar ocasiona um efeito cascata.
Afinal, todos os ambientes têm suas conexões e papéis dentro da casa. Com as alterações desejadas, as setorizações (como as áreas de estudo, lazer e trabalho) podem mudar também. Por exemplo, um projeto de um espaço gourmet pode acabar influenciando nas áreas de serviço e de acesso dos convidados. Nesse ponto, o planejamento é ainda mais essencial. Sem contar que ele irá direcionar o investimento a ser realizado. Custo é uma equação de valor a ser respeitada.
E mais do que sintonizar sonhos, as ampliações precisam se adequar às exigências da lei do município em que se encontram. Em algumas situações, elas também necessitam estar em consonância com as regras do condomínio em que estão localizadas. Também devem ser respeitadas as restrições como a relação entre o metro quadrado de construção e o lote, a área permeável e os recuos. Caso contrário, a reforma pode ser paralisada por descumprimento dessas particularidades.
Para quem está pensando em entrar nessa jornada, um conselho: avalie o escopo da sua remodelação e quais projetos quer resolver. Faça uma lista completa do que pretende executar e procure um profissional capacitado. Assim, você poderá abraçar o charme desse projeto sem ter dor de cabeça com más surpresas.
Pedro Paulo Neves é arquiteto com mais de 20 anos de experiência em projetos de arquitetura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos