Depois de três anos de forte retração nos negócios, o
mercado imobiliário tem ótimas perspectivas futuras. Entender este momento e
como ser um profissional capaz de aproveitar as oportunidades futuras foram os
temas centrais da palestra da Presidente do Grupo Valure e Mentora de gestão,
Lorena Lacerda, voltada a profissionais do setor. Ao falar para os profissionais, grande parte da área de
vendas, Lorena destacou que entre os fatores que apontam para a retomada do
crescimento do mercado imobiliário está a queda na taxa de juros.
“Elas estão
caindo e a tendência é de que continuem a cair. Isso tira rentabilidade de quem
tem dinheiro no banco, o que faz com que as pessoas passem a pensar na
possibilidade de investir em imóveis. É um momento bem interessante de retomada
e quem estiver capitalizado vai ter uma rentabilidade boa”.
Com este cenário, pontuou Lorena, estão entre os
diferenciais as competências necessárias aos profissionais responsáveis pela
comercialização dos imóveis. “Uma coisa que eu falo sempre é que a primeira
coisa que a gente vende é a gente mesmo. A relação que o cliente tem com o
vendedor vai fazer a diferença na percepção de valor que ele vai ter sobre o
produto. É muito importante que cada profissional entenda isso”.
Para a mentora de gestão, três são as principais
características que fazem um bom profissional: a comunicação, a busca por
atualização e a resiliência. Sobretudo, porque o processo mudou e hoje o
consumidor tem ainda mais poder em todas as fases da negociação. “A comunicação
é ponto-chave. É preciso que ele tenha a habilidade de apresentar os atributos
de valor do seu produto, entenda a necessidade do seu cliente e seja capaz de
ouvir e mostrar como seu produto atende aquela necessidade. Muitos optam por
falar sobre o produto e não da solução”.
A atualização, destacada por Lorena, é considerada por ela
como de grande importância em um mercado em constante evolução. “E, por fim, a
resiliência, a capacidade de lidar em um momento de adversidade e aprender com
o momento. O mercado imobiliário vem de uma crise, que afetou ainda que em
menor grau Mato Grosso. Como o profissional lida com isso? De uma forma
desistente ou inteligente? Qualquer pessoa bem sucedida em vendas tem uma
grande capacidade de resiliência. Inteligência emocional é um fator crítico
para qualquer profissional que queira se desenvolver e ter sucesso”.
O diretor presidente da Ginco Empreendimentos, Júlio Cesar
Braz, enalteceu a retomada do crescimento do setor, mas lembrou que isso ocorre
com importantes mudanças em relação ao momento de alta anterior. “Neste
sentido, é importantíssimo esse processo de valorização de líderes, adoção de
novas tecnologias e nada como o Grupo Valure para fazer este trabalho. Entendo
que a capacitação é fundamental porque este profissional é o primeiro contato
do cliente com o produto. Se este contato for inadequado, há uma frustração e,
por isso, trabalhamos para criar um volume de informações para que ele possa
trabalhar de maneira assertiva”.
ZF PRESS/Caminho Político
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