Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 3 de setembro de 2019

"COMBUSTÍVEL - Vereador Luis Claudio apresenta Projeto de Lei que garantirá emprego e renda na agricultura familiar”


Com a Política de Etanol e Biodiesel Social, produtores rurais poderão gerar combustível renovável a partir da batata doce, mandioca ou do milho, por exemplo. Após retornar da Antártida, a convite da Marinha do Brasil, o vereador Luis Claudio (PP) trouxe para a sessão plenária da Câmara Municipal de Cuiabá, desta terça-feira (03.09), o Projeto de Lei que cria a Política Municipal do Etanol e do Biodiesel Social (PMEBS), em Cuiabá. A finalidade é instituir mecanismos de fomento para a produção do etanol e do biodiesel, visando o aumento da cadeia produtiva, mediante a inclusão da agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável da zona rural da capital mato-grossense.

Além de promover a inclusão social, o Projeto de lei, visa fomentar a utilização de recursos energéticos alternativos e renováveis, promover a geração de emprego e renda na agricultura familiar, estimular a oferta e a qualidade de etanol e biodiesel no mercado interno, com o incentivo da comercialização dos combustíveis produzidos por meio de parcerias entre os produtores, indústria e cooperativas, preservar o meio ambiente, entre outros benefícios.
“Nós temos que ter a preocupação com o meio ambiente e cuidar dele. Tive a oportunidade de constatar in loco esta grande lição, na Antártida, rodeado de vários cientistas que compuseram esta expedição. Então trouxe para Cuiabá a Política de Etanol e Biodiesel Social, que é criar e estimular uma microusina destes combustíveis em lugares como Aguaçu, Nossa Senhora da Guia, Cinturão Verde, onde os pequenos produtores possam plantar batata doce, a mandioca ou o milho, para que se produzam o etanol e que possa voltar a eles, com o incentivo do ICMS mais barato”, destaca o parlamentar proponente do Projeto de Lei.
Caso aprovado no parlamento e sancionado pelo Executivo, fica instituído o certificado intitulado “Selo do Etanol e do Biodiesel Social”, a ser concedido aos produtores de etanol e de biodiesel que adquirirem matérias primas de agricultores familiares, no âmbito do município de Cuiabá, obedecendo vários requisitos.
O Município de Cuiabá poderá promover leilões para aquisição de etanol e de biodiesel para ser utilizado em sua frota, visando à promoção da Política Municipal de Etanol e Biodiesel Social.
 Outro benefício é que as empresas detentoras do “Selo do Etanol e do Biodiesel Social”, possuirão preferência na participação dos leilões a serem promovidos pelo município de Cuiabá e no fornecimento do etanol e do biodiesel à administração pública.
O vereador chegou da expedição, em Cuiabá, no último domingo (01.09), onde ficou no continente gelado entre os dias 25 e 30 de setembro, com mais 45 pessoas, entre convidados, cientistas, equipe de coordenação da Marinha e a tripulação da aeronave composta por 12 militares da Força Aérea Brasileira (FAB), no “9º Voo de Apoio à Operação Antártica XXXVII”.
Beatriz Saturnino/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário