Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 15 de setembro de 2019

"Crea Mato Grosso presente no Seminário Nacional de Ética Profissional"

A segunda vice-presidente do Regional Mato-grossense e coordenadora da Comissão de Ética do Crea Mato Grosso, conselheira Eng. Civil Marciane Prevedello Curvo e o assessor jurídico do Crea-MT advogado Helmut Flávio Daltro participaram nos dias 10 e 11 de setembro do Seminário Nacional de Ética profissional, no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
Na oportunidade, a conselheira Marciane apresentou um estudo de caso de processo ético que juntamente com as comissões dos Creas Tocantins, Rio Grande do Sul e Paraná sugerem melhorias nos processos administrativos e relatórios das Câmaras e Comissões. “É preciso que tenhamos a consciência para compreender a dimensão da ética e sua dinâmica nas diferentes culturas, sendo necessário observar a complexidade desse tema, que requer responsabilidade e prudência. Diante das mudanças que ocorrem na sociedade e os valores que nela são cultuados, ou seja, a dimensão ética no trabalho educativo.
Temos a responsabilidade de estimular questionamentos concernentes à formação do profissional na sociedade, enfatizando a ética como condição primordial para os futuros profissionais e informações aos que já estão inseridos no mercado de trabalho. É preciso refletir sobre a responsabilidade individual e coletiva, enfocando questões sobre a ética e o ser humano na formação do profissional”, detalhou a coordenadora da Comissão de Ética do Crea-MT.Aos 60 representantes dos Creas, no encontro, o eng. civ. Joel Krüger adiantou que o Confea tem trabalhado na aproximação institucional com o Ministério Público da União (MPU), a fim de firmar convênio na área de processos ético-disciplinares. “A proposta é obter do MPU dados mais precisos dos processos que envolvam profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências relacionados a escândalos ou má conduta pública, a fim de tomarmos as medidas necessárias, em cumprimento ao artigo nº 75 da Lei nº 5.194/66”, explanou o presidente do Confea, citando a legislação que prevê o cancelamento de registro profissional e condenação definitiva.
Ao fazer um balanço do evento, a coordenadora da Comissão Nacional de Ética (CNCE) do Sistema Confea/Crea, eng. civ. Flávia Roxin, afirmou que a programação realizada nestes dois dias irá contribuir para os trabalhos dos Creas. “A proposta da programação em conhecermos os códigos de ética de outras profissões, por exemplo, é mais que oportuna no momento em que pensamos em propor a revisão do Código de Ética, estabelecido pela Resolução 1002, do Confea”. Para ela, saber de outros códigos “é contribuição excepcional para abrir horizontes para pensarmos sobre a nossa revisão”, que atualmente está sob a responsabilidade de um grupo de trabalho dentro da CNCE.
O assunto ético volta ao debate na próxima terça-feira (17), durante a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), com participação de especialistas no painel em que serão analisados e discutidos o exercício ilegal da profissão, o Código de Ética e estudos de casos. Veja mais detalhes da programação.
Depois disso, a Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética (CNCE) dos Creas terá sua próxima reunião ordinária em Curitiba (PR), prevista para acontecer entre 12 e 14 de novembro.
Equipe de Comunicação do Crea-MT com informações da assessoria do Confea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos