O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.

O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.
O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.

Multirão Fiscal de Várzea Grande

Multirão Fiscal de Várzea Grande
PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE - AV. CASTELO BRANCO, 2500 - CENTRO SUL, 0800 647 41 42 - (65) 3688-8000

Audiência Pública para Atualização do Texto da Constituição Estadual

Audiência Pública para Atualização do Texto da Constituição Estadual
Auditório Deputado Milton Figueiredo – Assembleia Legislativa de MT

GOVERNO DE MATO GROSSO

GOVERNO DE MATO GROSSO
O Nota MT é um programa de incentivo ao exercício da Cidadania

domingo, 15 de setembro de 2019

"Crea Mato Grosso presente no Seminário Nacional de Ética Profissional"

A segunda vice-presidente do Regional Mato-grossense e coordenadora da Comissão de Ética do Crea Mato Grosso, conselheira Eng. Civil Marciane Prevedello Curvo e o assessor jurídico do Crea-MT advogado Helmut Flávio Daltro participaram nos dias 10 e 11 de setembro do Seminário Nacional de Ética profissional, no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
Na oportunidade, a conselheira Marciane apresentou um estudo de caso de processo ético que juntamente com as comissões dos Creas Tocantins, Rio Grande do Sul e Paraná sugerem melhorias nos processos administrativos e relatórios das Câmaras e Comissões. “É preciso que tenhamos a consciência para compreender a dimensão da ética e sua dinâmica nas diferentes culturas, sendo necessário observar a complexidade desse tema, que requer responsabilidade e prudência. Diante das mudanças que ocorrem na sociedade e os valores que nela são cultuados, ou seja, a dimensão ética no trabalho educativo.
Temos a responsabilidade de estimular questionamentos concernentes à formação do profissional na sociedade, enfatizando a ética como condição primordial para os futuros profissionais e informações aos que já estão inseridos no mercado de trabalho. É preciso refletir sobre a responsabilidade individual e coletiva, enfocando questões sobre a ética e o ser humano na formação do profissional”, detalhou a coordenadora da Comissão de Ética do Crea-MT.Aos 60 representantes dos Creas, no encontro, o eng. civ. Joel Krüger adiantou que o Confea tem trabalhado na aproximação institucional com o Ministério Público da União (MPU), a fim de firmar convênio na área de processos ético-disciplinares. “A proposta é obter do MPU dados mais precisos dos processos que envolvam profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências relacionados a escândalos ou má conduta pública, a fim de tomarmos as medidas necessárias, em cumprimento ao artigo nº 75 da Lei nº 5.194/66”, explanou o presidente do Confea, citando a legislação que prevê o cancelamento de registro profissional e condenação definitiva.
Ao fazer um balanço do evento, a coordenadora da Comissão Nacional de Ética (CNCE) do Sistema Confea/Crea, eng. civ. Flávia Roxin, afirmou que a programação realizada nestes dois dias irá contribuir para os trabalhos dos Creas. “A proposta da programação em conhecermos os códigos de ética de outras profissões, por exemplo, é mais que oportuna no momento em que pensamos em propor a revisão do Código de Ética, estabelecido pela Resolução 1002, do Confea”. Para ela, saber de outros códigos “é contribuição excepcional para abrir horizontes para pensarmos sobre a nossa revisão”, que atualmente está sob a responsabilidade de um grupo de trabalho dentro da CNCE.
O assunto ético volta ao debate na próxima terça-feira (17), durante a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), com participação de especialistas no painel em que serão analisados e discutidos o exercício ilegal da profissão, o Código de Ética e estudos de casos. Veja mais detalhes da programação.
Depois disso, a Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética (CNCE) dos Creas terá sua próxima reunião ordinária em Curitiba (PR), prevista para acontecer entre 12 e 14 de novembro.
Equipe de Comunicação do Crea-MT com informações da assessoria do Confea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos