Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

"Crea-MT e Prefeitura de Chapada dos Guimarães assinam Termo de Cooperação Técnica"

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente, e a prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira assinaram terça-feira, 03 de setembro, Termo de Cooperação Técnica que permite o compartilhamento de informações entre os órgãos. O presidente do Regional Mato-Grossense, João Pedro Valente disse que o foco do termo é a fiscalização de obras e serviços de Engenharia, Agronomia, Geologia, Meteorologia, públicas e privadas.
“ O documento estabelece uma ação adequada de proteção aos cidadãos e a sociedade no que se refere aos direitos difusos coletivos no cumprimento da legislação, das normas e dos regulamentos tanto para o Crea-MT quanto para a Prefeitura. Na qual as informações e banco de dados sobre obras e serviços técnicos serão compartilhados. Esse instrumento permitirá alcançar todas as obras em andamento no município com a exigência de um profissional qualificado e registrado no Conselho”, detalhou Valente.
É também de responsabilidade do Crea-MT colocar à disposição do município informações sobre constatação da fiscalização realizada nele, relativas às atividades de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia, Meteorologia, exercidas por pessoas físicas ou jurídicas. O Termo de Cooperação Técnica determina também orientar sobre a legislação permanente ao Sistema Confea\Crea, tais como Resolução do Confea, Decisões Plenárias do Confea e do Crea-MT, além legislações afins.
Conforme o termo, o conselho deverá prestar informações com relação a situação de regularidade de profissionais e empresas, obras e serviços nos termos da Lei n° 5.194\66, que regula o exercício das profissões de Engenheiro, Agrônomo, e dá outras providências, além de estabelecer condições para o efetivo e regular recolhimento das Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) pelos profissionais do município, considerando o teor do Antigo 5, II da Resolução n° 1067\2015 do Confea.
Para a prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira a assinatura do documento vem ao encontro do desenvolvimento do município. “ Ao celebrar a assinatura dessa cooperação, teremos a oportunidade de possuir um profissional qualificado para nos auxiliar e orientar na fiscalização das obras no município. O Crea-MT passa a ter acesso a base de cadastro da prefeitura, com essa troca iremos realizar um trabalho mais efetivo entro os órgãos”, disse Thelma.
De acordo com o documento, a Prefeitura do Município de Chapada dos Guimarães terá que fornece ao Crea-MT informações sobre o cadastramento de contribuintes do município, os dados constantes dos arquivos de registro de obras e serviços técnicos relacionados a fiscalização do Crea Mato Grosso.
Também participaram da reunião o superintendente Operacional do Crea-MT, Giovani Marcos Bertol, a engenheira sanitarista, Sara Sueli Attílio, a secretaria de Planejamento do município de Chapada dos Guimarães, Cláudia Borges e assessora da prefeitura de Chapada dos Guimarães, Laura Montes.
Equipe de Comunicação do Crea-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário