Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 29 de setembro de 2019

"Ensinar ética", por Rafiza Varão

Resultado de imagem para Rafiza Varão é doutora em ComunicaçãoPor que insistir no ensino da matéria em tempos de ataque ao Jornalismo? Ética é conteúdo antigo nos cursos de Comunicação Social e no de Jornalismo. Desde suas primeiras faculdades, o tema está em disciplinas centradas na sua discussão, volta e meia atreladas também à legislação da área de comunicação no Brasil. Ética é elemento que compõe o imaginário (e a realidade) acerca do bom e do mau jornalista quando lhes observamos. Do primeiro, diz-se que a tem; do segundo, diz-se que esta lhe falta. Esse simplificação esquemática nos ajuda a mapear aqueles em que reconhecemos uma prática justa da profissão e nos quais vemos o ethos jornalístico encarnado. A estes, direcionamos nosso respeito e confiabilidade. Entretanto, nos encontramos agora em uma encruzilhada na qual mesmo aqueles classificados como bons têm sua credibilidade continuamente questionada, inclusive por autoridades, que incitam a sociedade a pensar como elas. Todos os dias, nos deparamos com pregações como: “não foi isso que eu disse”; “a imprensa mentiu”; “a mídia engana a população”; “os jornais são comunistas e trabalham contra o país” – e ficamos à deriva, cercados pelo mar da pós-verdade. Não há dúvidas: o jornalismo está sob ataque e, às vezes, parece que está perdendo a luta. Mas um breve caminhar pelas universidades nos mostra que, nós, professores, seguimos ensinando ética e ethos para futuros jornalistas, confiando no bem comum, a despeito de pequenos ou grandes golpes. Por que insistimos?
Apresento abaixo, num lide extenso, motivos, modos e compreensões para o mote (o quê?) deste texto: ensinar ética e jornalismo em tempos nublados.
Onde? Quem? Quando?
Começo pelos lugares, pelas pessoas e pelos momentos. É a sala de aula o lugar por excelência do ensino, embora não seja o único. É onde nos aproximamos do pensar ético para o jornalismo, com os profissionais que sairão, lá na frente, com um diploma na mão. Esse espaço se dá no diálogo, em que o papel da ética na construção das relações socias, da justiça que deve permeá-las, seja reflexivo e não apenas listado, com itens a serem ticados automaticamente.
Hoje, os currículos colocam a disciplina encarregada dessa tarefa em tempos diferentes, com poucas variações: ora no final da graduação, ora no início. A decisão varia conforme a perspectiva de impacto que seu ensino oferece nesses pólos, o começo e o fim da formação para o jornalismo.
Por vezes, entende-se que quanto mais longe da finalização do curso, mais aqueles conteúdos sobre ética serão esquecidos e, pelo contrário, quanto mais próximos à inserção do estudante no mercado de trabalho, mais frescos estarão. Essa visão tornaria o aluno mais apto a realizar julgamentos adequados diante de dilemas éticos, assim que fosse exigido pela atividade fora do ambiente acadêmico.
Discordo dessa perspectiva temporal e conteudista que instrumentaliza o ensino de ética e o separa do continuum do preparo de um jornalista. Esquece-se que a demanda ética é própria daquilo que o filósofo espanhol Fernando Savater chama de vida deliberada, na qual sou confrontado a fazer escolhas, na qual não respiro passivamente diante do que é posto como desafio cotidiano. E esse é um processo que não tem fim. “A vida refletida não acaba nunca e dura o mesmo tempo que a existência”, afirma Savater. Isso nos leva às formas de se ensinar ética para além de sua instrumentalização.
Como?
Há muitos modos de se ensinar e a cada professor é dada autonomia na condução de suas disciplinas. O como, aqui, está focado não em uma receita que fira a riqueza da liberdade dos mestres em sala, mas num entendimento que a educação para a ética deve ser permanente e ultrapassar o componente curricular que é designado originalmente para este fim.
Esse espalhamento sobre o curso, o pouco confinamento a uma matéria específica, traz o reforço necessário de que o jornalismo é um serviço público, um bem indispensável às sociedade democráticas, algo pelo qual vale a pena lutar. O exercício contínuo da reflexão ética, como algo que não termina, fortalece os estudantes para defender sua atividade e compreender seu valor.
As maneiras para concretizar esse ideal devem variar, os aquedutos que conduzem a esse fim devem ser erigidos por aqueles que conhecem a geografia do educar para o jornalismo – e para a cidadania. É cidadão quem protege direitos e a informação é um deles.
Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão. (Artigo 19 da Declaração dos Direitos Humanos, adotada pela ONU em 1948)
Por que?
Os motivos são muitos, mas fico com apenas um: porque sem ética, não podemos considerar que há jornalismo. Sem jornalismo, não há sociedade livre. Sem jornalismo, não conseguimos saber onde, quem, quando, como e por que a Amazônia arde em chamas, por exemplo. Sem o sabê-lo, somos marionetes nas mãos daqueles que prefeririam que os jornalistas não existissem.
Insistam.
Rafiza Varão é doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (2012), na área de Teoria e Tecnologias da Comunicação. É mestre em Comunicação também pela Universidade de Brasília (2002), na área de Imagem e Som. Graduou-se em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (1999). Leciona na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e trabalha especialmente com Teorias da Comunicação, Ética e Redação Jornalística. Coordena o projeto SOS Imprensa e é coordenadora editorial da FAC Livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos