

Precisamos oferecer estes espaços com toda a estrutura para a comunidade várzea-grandense que agora têm mais um local público para se reunir, fazer amizades e praticar esportes"

Segundo o secretário municipal de Educação ,Cultura , Esporte e Laser, Silvio Fidelis, a definição do projeto se deu a partir da necessidade de áreas direcionadas para a pratica de esporte e lazer que eram escassas na região. “A ‘Via 31 Esportiva’ era um sonho que se tornou realidade, isso por que a atual gestão se preocupa com a qualidade de vida das pessoas. Todos esses investimentos que estão sendo feitos nas mais diversas áreas: educação, esportes, lazer, cultura, saúde e infraestrutura representam o compromisso que a prefeita Lucimar Campos possui com o ser humano e a família várzea-grandense”, disse.
“Determinação, coragem e ousadia”, foram as palavras que o senador Jayme Veríssimo de Campos usou para definir o perfil da prefeita e sua esposa, Lucimar Sacre de Campos, durante a inauguração da “Via 31 Esportiva”.

Ponto de Encontro - Uma região estratégica por ligar o centro da cidade com os bairros do Grande Cristo Rei, a construção da “Via 31 Esportiva” promete mudar o perfil do local, e ser ponto de encontro de praticantes de skate, vôlei, futevôlei, futebol, ciclismo, que fazem caminhada ou mesmo da comunidade que quer passear com seu pet, além de ocupar um espaço que ficava vazio, principalmente à noite.
De acordo coma secretaria municipal de Assuntos Estratégicos, Adriana Corrêa da Costa Leão , o novo espaço de lazer e práticas de atividades esportivas contempla o canteiro central da Avenida 31 de março, onde foi realizada a integração dos equipamentos novos com a quadra existente, mas que já estava degradada e sem infraestrutura devido ao desgaste de uso, pois a mesma fora construída a mais de 10 anos. “Houve uma parceria das secretarias municipais de Educação, Cultura, Esportes e Lazer; Viação e Obras e Serviços Públicos para que o espaço fosse finalizado com o alargamento e pavimentação de novas calçadas, iluminação com LED, troca e substituição de postes, parque infantil com adaptações para pessoa com deficiência, área com academia ao ar livre contendo equipamentos para alongamento e exercícios físicos, também com adaptações para pessoa com deficiência.Tudo foi pensado para que a população pudesse com segurança realizar práticas esportivas em um lugar seguro e agradável”.O arquiteto e urbanista Enodes Soares Ferreira explica que, para tornar atrativa a Via 31 Esportiva, foi dividida em três setores utilizando cores: a primeira para esportes radicais, a segunda para área de esportes da família, e a terceira área para esportes usuais. “A comunicação vertical também foi feita por dois pórticos em degrade de cores com os anéis olímpicos, cada equipamento da academia ao ar livre possui um totem com orientação da pratica esportiva e das regras do uso do equipamento. As cores utilizadas para sinalização em vermelho, branco e verde são da Prefeitura Municipal de Várzea Grande e mostram que o espaço é de uso público e todos devem zelar”.
Outra obra que mudou a cara da Avenida 31 de Março foi a pista para skate, bike ou patins. Além de poder ser utilizada por esportistas amadores e profissionais a estrutura poderá ser palco de campeonatos de esportes como o skate e patins street.
O casal Elaine Cristina de Oliveira e Lucinei Francisco da Costa, concordam que o novo espaço deu “cara nova” à Avenida 31 de Março. “Moramos no bairro Canelas aqui em Várzea Grande, e, hoje estávamos retornando para casa quando vimos a inauguração e resolvemos parar para apreciar e nosso filho poder brincar no playground. Ficou muito leal a prefeitura está de parabéns”, disse Elaine.
A moradora do bairro da Manga há 27 anos, Rudilene Nunes Soares Carvalho, se disse encantada com o novo espaço. “Estou surpresa pois não esperava um local tão bonito e funcional aqui perto de casa. As crianças adoraram os brinquedos do parque, o gramado para correr ”, declarou a mãe de Bruna Michaela de 1 ano e do pequeno lutador de jiu jitso Bruno Henrrique de 8 anos.
Oportunidade – Durante a inauguração pais e filhos puderam explorar os novos espaços com acompanhamento de professores de educação física oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e Lazer, jogos e danças, distribuição de pipoca, algodão doce, picolé e acesso ao pula-pula. Além de conhecer o trabalho desenvolvido pelo projeto municipal “Amigas Empreendedoras”, que expuseram trabalhos manuais das oficinas de pintura, crochê, artesanato, chinelo, biscuit e comidas típicas.
O novo espaço de lazer leva o nome do professor João Benedito da Silva, matemático que nasceu em Nossa Senhora do Livramento, mas que aos 10 anos de idade mudou-se para Várzea Grande para estudar e adotou o município como sua terra natal.
Rafaela Maximiano/Caminho Político
Nenhum comentário:
Postar um comentário