Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 29 de setembro de 2019

"Líder verde: na proteção do clima, melhor proibir do que taxar"

Annalena Baerbock, copresidente do Partido Verde alemãoTachando de "tímido demais" o pacote climático anunciado por Berlim, Annalena Baerbock citou amianto como exemplo de eficácia das proibições em questões ambientais. Para críticos, ela quer "reeducar a sociedade". A copresidente do Partido Verde alemão Annalena Baerbock considera medidas de regulamentação um elemento central para uma melhor proteção do clima, preferível à aplicação de taxas. "Para mim, o direito normativo – pode-se também chamar de proibições – é o elemento central, por ser também o mais justo, socialmente. É também o instrumento que sempre mais nos ajudou na política ambiental", declarou em entrevista transmitida neste domingo (29/09) pela emissora Deutschlandfunk. Como exemplo, Baerbock citou o patógeno amianto nos materiais de construção: "Não se sugeriu 'temos que fazer ficar um pouco mais caro', mas sim proibiu-se." Ela classificou a atual política do governo federal alemão para o clima como excessivamente tímida.
"Quando se diz à população: 'Introduzimos um preço para o CO2 que não tem qualquer efeito para a política climática e que, além disso, é socialmente injusto, pois alivia sobretudo os altos assalariados', então também eu, como cidadã comum, diria: 'Este é claramente o instrumento errado, e o governo não sabe o que faz.'"
Em 20 de setembro, Berlim anunciou um pacote para combater a mudança climática com investimentos de até 54 bilhões de euros em energia, transporte, construção, inovação e desenvolvimento. O objetivo seria alcançar até 2030 uma redução de 55% das emissões de CO2, em relação a 1990.
Entre outras medidas, pretende-se impor uma "taxa de CO2", encarecendo combustíveis nocivos ao clima, como petróleo, gás natural e carvão mineral. O governo alemão pretende começar em 2021, nos setores de transportes e calefação, cobrando dez euros por tonelada de dióxido de carbono, preço que os críticos consideram baixo demais.
Políticos alemães conservadores-cristãos e liberais condenaram duramente as declarações da líder verde Baerbock. Segundo o vice-chefe de bancada da União Social Cristã (CSU), Georg Nüsslein, "os verdes estão mostrando sua verdadeira cara": para eles, a questão seria, então, reeducar através de proibições.
Seu colega Andreas Jung, da bancada parlamentar da União Democrata Cristã (CDU), alegou que a coalizão governamental prefere apostar em inovações. "Em contraste, um caminho de mão única, com preferencial para proibições, levaria a um beco sem saída."
Por sua vez, o porta-voz para assuntos climáticos do Partido Liberal Democrático (FDP), Lukas Köhler, acusou o Partido Verde de utilizar a proteção do clima como "folha de figueira para sua ideologia", pois "quem quer reeducar a sociedade, aposta em medidas isoladas e proibições".
AV/afp,dpa/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos