Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

"PRAZO ESGOTANDO: Dr. Leonardo cobra Mauro Mendes e tenta impedir “sepultamento” da ZPE de Cáceres"

O deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) cobrou do governador Mauro Mendes (DEM) esforços para implantar a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Mato Grosso, localizada em Cáceres, antes que o prazo expire em dezembro de 2019. O parlamentar faz ainda um alerta: caso o Governo do Estado não tome as medidas necessárias dentro do prazo estipulado, a autorização para a ZPE será retirada fazendo com que Mato Grosso perca a chance de fomentar um novo ciclo de desenvolvimento regional, com geração de emprego e renda para a população. “Infelizmente, ocorreram muitos problemas, de falta de vontade política a questões jurídicas, e o prazo para implantação está para vencer. O governador Mauro Mendes não é o culpado por esses problemas, mas cabe a ele tomar uma decisão rápida ou podemos perder essa grande chance de gerar empregos e riquezas na região Sudoeste e Oeste de Mato Grosso. Ou ele toma essa decisão, ou ficará marcado como o governador que sepultou a ZPE”, disse o deputado federal Dr. Leonardo.
O governo Mauro Mendes afirmou publicamente que pediu a um grupo de trabalho estudo detalhado sobre a ZPE em Cáceres para ter certeza da viabilidade econômica do projeto. Contudo, fica cada vez mais curto o prazo para cumprir as exigências e ser possível solicitar ao Conselho Nacional de ZPE a prorrogação da data limite para implantação da Zona de Processamento de Mato Grosso.
De acordo com a Resolução CZPE nº 14, de 2016, o prazo para comprovação da conclusão de obras da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres foi prorrogado de 31 de dezembro de 2016 para 31 de dezembro de 2019, após intervenção do deputado Dr. Leonardo. Naquele ano, quando ainda era deputado estadual, convenceu a então gestão estadual da importância da ZPE para Mato Grosso.
Uma nova prorrogação condiciona-se à apresentação de plano de trabalho, por parte da Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres S/A - AZPEC, empresa administradora da ZPE de Cáceres, e a aprovação, por parte do Grupo de Assessoramento Técnica – GAT, do CZPE, do plano de trabalho, com vistas ao início da etapa de execução das ações planejadas.
Como deputado federal, Dr. Leonardo tem trabalhado em Brasília para construir condições favoráveis à prorrogação do prazo para implantação da ZPE. Em ofício enviado diretamente ao governador Mauro Mendes, o parlamentar ressaltou uma reunião com técnicos da antiga pasta da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), hoje vinculada ao Ministério da Economia, que reconheceram a importância de uma zona de processamento de exportação para o desenvolvimento econômico do estado de Mato Grosso.
“Por fim, conclamo o Governo de Mato Grosso a reconhecer seu importante papel nesse processo e a não medir esforços para a implantação da ZPE de Cáceres que é uma demanda antiga da população e que certamente promoverá grande desenvolvimento para todo o Estado de Mato Grosso e para o Brasil”, consta do ofício do deputado enviado ao Governador de Mato Grosso.
ZPE - Conforme a Medida Provisória 418 de janeiro de 2008, ZPEs estão isentas: PIS, PASEP, IPI, Cofins e ICMS. Tem ainda liberdade cambial e redução de até 75% no Imposto de Renda se a ZPE estiver em área da Sudam ou Sudene. Uma ZPE pode também importar máquinas e matéria-prima do exterior com isenção tributária.
A única obrigação é vender para o exterior 60% da produção e, internamente até 40%. Tem como objetivos gerar empregos, corrigir atrasos regionais e dar chance ao produtor nacional de competir com empresas de países que concedem benefícios tarifários especiais para exportadores. Trata-se de também de uma forma de verticalizar a produção, agregando valor a matérias primas produzidas regionalmente.
Assessoria/Caminho Político
Fanpage - Facebook: Dr Leonardo
Instagram: @Drleonardomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos