Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 24 de setembro de 2019

"Senadores cobram maior viés social ao BNDES e ações contra obras paralisadas"

Wellington Fagundes convidou presidente do banco para audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado. Senadores que integram o Bloco Parlamentar Vanguarda cobraram do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, ações com maior viés social. Eles se encontraram nesta terça-feira, 24, durante almoço no Senado. Em unanimidade, eles criticaram a forte concentração de investimentos em grandes empreendimentos, notadamente na região centro-sul do País.Montezano explicou o trabalho que vem realizando para fazer com que o BNDES possa fazer com que investimentos possam também gerar efeitos sociais favoráveis. Ele apresentou as estratégias e a nova visão do banco, que buscará, nos investimentos ‘agregar valores sociais’. “Queremos resgatar o patriotismo do banco” – disse, com efeito.
Eles também falaram sobre as obras paralisadas espalhadas em todo o país e os prejuízos que causam ao contribuinte. Senadores pediram que o BNDES estude encaminhamentos que possam dar condições de reduzir o atual estoque calculado em 14 mil empreendimentos, financiados com recursos federais.
O senador Jorginho Melo (PL-SC) foi um dos que questionaram os procedimentos que resultaram na paralisação de obras sociais. Segundo ele, pelo 60% tratam-se de empreendimentos financiados pela Caixa Econômica Federal. “Às vezes, por causa de uma certidão, a obra é paralisada, causando prejuízo ao cidadão” – destacou o catarinense. Segundo o líder do bloco parlamentar, senador Wellington
Fagundes (PL-MT), que também é presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), atualmente, de acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria, existem 429 de obras de infraestrutura paralisadas. São obras de grande interesse econômico e de forte repercussão social, que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e que necessitam de uma solução.
Privatização de Bancos Públicos – Outro tema questionado pelos senadores ao presidente do BNDES foi com relação a privatização de bancos estatais. Montezano defendeu a permanência do BNDES e da Caixa, bancos que têm condições de atuar com investimentos sociais. Em resposta ao senador Carlos Viana (PSD-MG), disse que os bancos de fomento regional, como Banco do Nordeste (BNB) e Banco da Amazônia (Basa) poderiam ser incorporados pela Caixa.
À senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), o presidente do BNDES confirmou que o banco seguirá auditando os empréstimos realizados nos governos do PT, conforme determinação do presidente Jair Bolsonaro. Ele prometeu para os próximos dias novos dados da chamada ‘caixa-preta’ do BNDES.
Gustavo Montezano aceitou o convite do senador Wellington Fagundes para participar de audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado, em data a ser definida.
Da assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário