Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 10 de setembro de 2019

"Sessão lembra Dia Mundial de Prevenção do Suicídio"

A Câmara dos Deputados realizou sessão solene para lembrar o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A data -- 10 de setembro -- foi criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde com o objetivo incentivar os países membros a adotarem estratégias para combater o problema.Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou a importância de se discutir o suicídio abertamente.
“De forma a superar o tabu, que muitas vezes o cerca”, afirmou. Maia lembrou passo importante dado pela Câmara dos Deputados em março deste ano ao aprovar o projeto de lei da Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio (Lei nº 13.819). A lei foi sancionada em abril instituindo a notificação compulsória pelos estabelecimentos de saúde dos casos de violência autoprovocada. Também cria um sistema nacional envolvendo estados e municípios para prevenção da automutilação e do suicídio e um serviço telefônico gratuito para atendimento ao público.
A Diretora do Centro de Valorização da Vida, Leila Herédia, defendeu que a prevenção só se faz com informação. “Falar, quebrar tabus, mostrar que falar das nossas dores, da nossa dor psíquica é tão importante quanto falar da dor no pé, da dor no coração. Então a gente entende no CVV que falar é fundamental, inclusive esse é o tema da campanha do Setembro Amarelo”, ressaltou.
Índios
A secretária especial de saúde indígena do Ministério da Saúde, Silvia Nobre Waiãpi, falou sobre as ações da pasta para diminuir o suicídio dentro de terras indígenas. “Contratamos psicólogos com especialidade em depressão e luto para que trabalhar in loco com indígenas.”
Setembro amarelo
A sessão solene da Câmara integra as ações para fortalecer o Setembro Amarelo, campanha criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com o intuito de reunir pessoas em torno de projetos de valorização da vida e de conscientização da prevenção do suicídio. Entre os dias 8 e 14 deste mês, o prédio da Câmara dos Deputados está iluminado na cor amarela em referência à campanha.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o suicídio é responsável por aproximadamente 800 mil mortes anualmente em todo o mundo. O Brasil é o oitavo país com mais episódios no mundo, mas em número de casos por 100 mil habitantes, está na posição 113 do ranking mundial.
O deputado Dr. Leonardo (Solidariedade-MT), que solicitou a solenidade, ressaltou a seriedade da discussão. “Dai pensarmos se estamos dando importância a esse tema, se estamos discutindo esse tema nas escolas, e como estão capacitados os nossos profissionais para debater, combater e prevenir o suicídio”, afirmou. O deputado é autor da lei no Mato Grosso que institui o Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio. Ele aproveitou a data e apresentou projeto de lei para instituir O Dia Nacional de Prevenção ao Suicídio (PL 4900/19).
Reportagem - Giovanna Ribeiro
Edição - Geórgia Moraes
Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos