Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

"Sorria sem medo de ser feliz"

Certamente você já ouviu falar em prótese dentária. Mas será que você sabe que o uso de próteses para suprir a falta de dentes é uma solução antiga na história da humanidade? É isso mesmo, há relatos de que povos Fenícios, Etruscos , Romanos e Maias já produziam e usavam este acessório. A perda dentes sempre foi motivo de desconforto por questões estéticas, mas principalmente por problemas de mastigação e até da fala dos indivíduos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 50% da população brasileira adulta tem 20 ou menos dentes funcionais, quando o normal do ser humano é ter 32 dentes (8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares (incluindo 4 dentes do siso). Entre os idosos o problema é ainda maior: grade parte das pessoas acima dos 60 anos tem apenas 70% dos dentes. A boa notícia é que as próteses dentárias se tornaram mais acessíveis, confortáveis e funcionais ao longo do tempo.
Conhecida popularmente como dentadura, a prótese total removível pode ser usada em pacientes que perderam todos os dentes. Ela reproduz a anatomia das arcadas superior (maxilar) e inferior (mandíbula) e usa dentes de resina bem resistentes. O acessório reproduz a cor, o formato e o tamanho dos dentes naturais, como também a cor da gengiva.
Para as pessoas que possuem número razoável de dentes, existe a opção da prótese parcial removível. Neste caso, o dentista precisa avaliar a saúde desses dentes já que eles servirão de apoio para a estrutura metálica confeccionada a partir de ligas de cobalto e cromo.
Existe ainda a prótese parcial fixa, popularmente conhecida como “ponte” ou “coroa”. Ela é indicada para pessoas que perderam poucos dentes e que apresentam pelo menos duas unidades que possam ser utilizadas como suporte. São feitas em metal com porcelana.
A prótese flexível é uma alternativa às próteses parciais removíveis. É produzida em resina flexível e não usa grampos como nas próteses tradicionais. É utilizada de forma provisória em casos de reabilitação ou para manter preservados os espaços entre os dentes naturais.
Opção mais moderna, eficiente e que resulta numa aparência mais próxima da dentição natural é o implante dentário. Ele é feito em duas fases: primeiro a cirurgia, quando os implantes de titânio, na forma de parafusos, são fixados no osso do paciente. Depois, vem a chamada etapa protética, onde uma prótese fixa é parafusada ou cimentada sobre os implantes. Ou ainda, uma prótese removível é encaixada sobre retentores parafusados aos implantes.
O intervalo da primeira para a segunda etapa do tratamento vai de três a quatro meses. Neste período, o paciente precisa tomar alguns cuidados com a higiene oral e a dieta para que não ocorram complicações. O tempo é necessário para a perfeita união do parafuso de titânio com a estrutura óssea do paciente e a consequente cicatrização cirúrgica.
Qualquer pessoa pode fazer o procedimento, mesmo aquelas com deficiência óssea no local do implante ou que esteja em tratamento permanente contra a diabetes, HIV, osteoporose ou hipertensão arterial. Nestes casos, medidas de controle dos processos de coagulação e cicatrização devem ser tomadas pelo cirurgião dentista.
A tecnologia avançou e hoje oferece implantes curtos, estreitos e biomateriais; técnicas pouco invasivas e de rápida recuperação do paciente. É importante ressaltar que pessoas com ausência óssea na mandíbula ou no maxilar também podem fazer implantes. Nesse caso, primeiramente o paciente é submetido a enxerto ósseo para depois receber o implante.
Posso garantir que os implantes dentários resultam no aumento da autoestima e da qualidade de vida das pessoas que voltam ou passam a mastigar de forma eficiente e a sorrir sem qualquer constrangimento. É a técnica mais moderna que existe e a que apresenta os melhores resultados estéticos e funcionais.
Bianca Nápoles é cirurgiã dentista bucomaxilofacial e implantodontista. CRO/MT 6950. Instagram: Instagram @nbodonto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos