Além das máscaras que passam a integrar a exposição permanente, o Museu inaugurou uma nova reserva técnica que segue os padrões internacionais de museologia. “Quem não valoriza o passado e o presente não constrói bases solidas para o futuro”. Com essa frase, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, resumiu a solenidade de reinauguração do Museu de História Natural Casa Dom Aquino, na manhã desta segunda-feira (07). Após alguns meses fechado para visitação, o
Museu Casa Dom Aquino reabre as portas com importantes mudanças, tanto na parte estrutural da edificação quanto no acervo, que agora conta com uma nova ala da exposição permanente e uma reserva técnica novinha.
Entre as mudanças estruturais, destaque para reparos e substituição parcial do telhado, esquadrias, substituição de toda a parte elétrica e banheiros com acessibilidade. Sobre o acervo, à exposição permanente do Museu soma-se a ala de mascaras sagradas dos povos waurá e uma reserva técnica que segue os padrões internacionais de museologia.“Até pouco tempo atrás, todo material arqueológico e paleontológico descoberto em Mato Grosso seguia para outras regiões do país ou mesmo para o exterior, com a desculpa de que aqui em Mato Grosso não tínhamos um espaço adequado para acondicionamento. Com a nova reserva técnica, isso não voltará a acontecer. Agora temos um espaço tão bom quanto o de qualquer outro museu do mundo”, garante Suzana Hirooka, presidente no Instituto Ecoss e coordenadora do Museu de História Natural Casa Dom Aquino.
A reinauguração contou ainda com uma exibição de dança do povo waurá, apresentado à sociedade, por assim dizer, as máscaras sagradas que agora fazem parte da exposição permanente da Casa Dom Aquino.“Não é qualquer pessoa que tem acesso às mascaras sagradas do povo waurá. Além da França, aqui na Casa Dom Aquino é o único lugar que o não índio poderá prestigiá-las. Essas máscaras são muito sagradas para nossa cultura. Suzana [Hirooka] tem toda nossa confiança. Gostaria de fazer um apelo aos líderes e autoridades políticas do Estado, que preservem sempre os nossos museus, tão importantes para toda a sociedade”, alerta Yapatsiyama Waurá, cacique da aldeia Piyulaga, central do povo waurá, no alto Xingu.
Museus de Mato Grosso
Após aproximadamente três anos de portas fechadas, os museus sob a responsabilidade do Governo de Mato Grosso, em dez meses de gestão Mauro Mendes, já estão quase todos em pleno funcionamento, recebendo visitantes diariamente.
“A Casa Dom Aquino já é o terceiro museu que reestruturamos, em 2019. Começamos com o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, no início do ano, depois reorganizamos o Museu Residência dos Governadores e agora estamos aqui na Casa Dom Aquino. Isso sem contar as três exposições que a Galeria de Artes Lava Pés já recebeu em 2019. Vejo como muito importante essa valorização da nossa história e da nossa cultura”, comemora o governador Mauro Mendes.
Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Allan Kardec, reaberturas, reestruturações e programações dos museus do Estado fazem parte de um cronograma seguido à risca.
“Uma das determinações do governador Muro Mendes quando assumi a secretaria é que déssemos atenção aos museus fechados. Estamos criteriosamente dentro de um planejamento de reabertura e reestruturação desses museus. O plano é que ainda este ano reinauguremos o Museu Histórico, no centro de Cuiabá. Nossa expectativa é que em 2020 todos os museus, de responsabilidade do Governo do Estado, estejam de portas abertas”, adianta Kardec.
Com um amplo acervo distribuído entre a exposição aberta ao público e itens salvaguardados cuidadosamente na Reserva Técnica, o Museu de História Natural Casa Dom Aquino é gerenciado pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS) juntamente com a Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso e tem como parceiros o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Ministério da Cultura, Grupo Terna e as Usinas Hidrelétricas (UHE) Sinop e São Manoel.
Serviço
Casa Dom Aquino reinaugura com nova ala de máscaras indígenas waurá
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 8h às 18h, domingo das 8h às 12h
Endereço: O Museu Casa Dom Aquino está localizado na Avenida Beira Rio, nº 2000, bairro Dom Aquino, Cuiabá (MT).
Informações: (65) 3634-4858 ou (65) 99316-3301
Protásio de Morais/Caminho Político
Nenhum comentário:
Postar um comentário