As telas foram entregues pela idealizadora da exposição, “Desbravar a terra e promover a vida” e escritora Leni Chiarello Ziliotto, que contou a história de 62 mulheres pioneiras que ajudaram a colonizar a Gleba. Em 2018 foi realizada no município de Vera, uma exposição com belas imagens que relatam a história de 62 mulheres pioneiras que ajudaram no processo de colonização da Gleba Celeste em Mato Grosso. A exposição que percorreu outros municípios do norte do estado foi intitulada “Desbravar a terra e promover a vida”.
E foi realizada pela professora e escritora Leni Chiarello Ziliotto. A exposição teve como objetivo apresentar ao público o resgate da Cultura no município, a democratização o acesso à arte, incentivo à leitura, formação de novos leitores. Após realizar a exposição em todas as cidades que compõe a Gleba Celeste Leni que atualmente mora em um apartamento não teve como ficar com as telas da exposição e decidiu que doaria as mesmas para as mulheres homenageadas.
“Partiu do livro que é o brilho de estrelas imortais que é o relato da vida das pioneiras de Sinop que se transformou em uma exposição a página da fotografia foi impressa em grandes telas que circulou por Vera, Santa Carmem, Cláudia e Sinop através do evento Circula MT. Como esta exposição terminou e essas telas são grandes e eu moro em apartamento e não tenho como guardar. E a opção foi retirá-las das estruturas e doar para cada mulher a sua tela, a sua fotografia elas estão amando. É mais um presente para elas, além de ter contato a história de vida delas”, destacou Leni.
Além das pioneiras a escritora presenteou o Município de Vera através do Departamento de Cultura com algumas telas. Uma vez que a Biblioteca Municipal de Vera leva do nome de uma dessas pioneiras Nilza de Oliveira Pipino. “Vera também faz parte deste complexo da Gleba Celeste. Vera esta rota. Esteve no projeto do Circula MT. E decidimos doar as telas para Vera pelo interesse que o Departamento de Cultura através do Rodrigo demonstrou por este material. Por que junto com as telas das mulheres existe um material da síntese da história da Gleba, existe um resumo de cada município, e existe uma fotografia e uma mini história da Dona Nilza. Então este material pode ser aproveitado por alguém e o Rodrigo demonstrou interesse até por que a biblioteca de Vera leva o nome da Dona Nilza. E eu tenho certeza que é um material que será muito bem aproveitado e valorizado. E eu agradeço a acolhida, o apoio e a valorização que Vera está dando em relação a cultura, a leitura e a literatura. Estes feitos são grandiosos por que são feitos para as pessoas. São ações que eu parabenizo e Vera está de parabéns”, ressaltou a escritora.
Para Rodrigo Gomes chefe do Departamento de Cultura esta é mais uma forma de fomentar o conhecimento da história dos municípios que compõe a Gleba. “Para nos receber essas telas é um motivo de muita comemoração. Essas telas tem uma magnitude tremenda para o nosso município. Fomos o primeiro município a receber esta exposição que contava a história do surgimento do trabalho de muitas mulheres na Gleba Celeste. E neste momento sendo contemplado com a tela da Dona Nilza de Oliveira Pipino, pioneira que a nossa biblioteca leva o nome. E tem toda uma história riquíssima por trás de tudo isso e também ganhamos a tela que fala do surgimento desta Gleba e o do desenvolvimento destas cidades. Então Vera agradece a escritora Leni, por este trabalho maravilhoso que ela vem desenvolvendo. Esta é a segunda vez que somos contemplados pela escritora, com quem já fechamos parceria está com a nossa prefeitura e hoje fazendo este presente maravilhoso para o Município de Vera”, concluiu Gomes.
Assessoria/Caminho Político
Nenhum comentário:
Postar um comentário