
Além disso, destacam-se outros fatores, como a indisciplina dos alunos e a superlotação das salas. Essa realidade reflete-se no baixo interesse dos estudantes em se tornarem professores.
Soma-se a esses fatores o peso que, muitas vezes, o professor carrega em educar os estudantes, haja vista que, não raro, as famílias transferem essa responsabilidade para a escola. Segundo o professor e filósofo Mario Sérgio Cortella, há uma diferença nem sempre muito nítida entre “educar” e “escolarizar”, sendo a primeira uma responsabilidade dos pais e da família e a segunda a função do professor e da escola.
Apesar de todas as dificuldades e percalços, a carreira de professor é das mais importantes de todas as demais profissões, pois, oferece uma grande oportunidade para que as pessoas não só acumulem saberes, mas também oportunizem a outras pessoas o desenvolvimento das diferentes formas de conhecimento. Vale lembrar que a função do professor não é transmitir informações, mas a produção do conhecimento.
Penso que o dia dos professores são todos os dias, o dia 15 de outubro é apenas uma data simbólica para se comemorar.
Professor, as bolas de papel na cabeça, os inúmeros diários para se corrigir, as críticas sempre recebidas, as noites mal dormidas, tudo isso e muito mais não foi o suficiente para te fazer desistir do teu maior sonho, o de tornar possíveis os sonhos do mundo, formar grandes profissionais e, principalmente, cidadãos. Parece injusto te desejar apenas um feliz dia dos professores, quando a rotina é dura e traz tantas dificuldades, mas você ainda persiste e, portanto, é merecedor de todas as honrarias........todos os dias.
Parabéns e obrigado, Professor!
Mário Nadaf é advogado, professor, historiador e líder do Partido Verde na
Câmara Municipal de Cuiabá
Nenhum comentário:
Postar um comentário