Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 8 de outubro de 2019

"Medeiros quer implantar escolas agrícolas para Parecis e Xavantes "

Apoiador da liberdade produtiva em terras indígenas, o deputado federal José Medeiros (Podemos) encaminhou um ofício diretamente ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), nesta segunda-feira (7), solicitando a implantação de escolas agrícolas em terras Xavantes e Parecis, em Mato Grosso. De acordo com Medeiros, a política de permitir que os indígenas possam produzir em larga escala em suas propriedades deve ser acompanhada do amparo técnico que os permita alcançar independência real na expansão do cultivo. O deputado afirma que tem acompanhado trabalhos pioneiros, como o de Campo Novo do Parecis, e notado o quanto um centro de difusão de conhecimento pode contribuir.
“Tenho tido uma convivência com estas novas realidades desde o Senado Federal e há uma demanda também por capacitação. As escolas agrícolas seriam muito importantes neste processo, onde muitas destas etnias teriam a condição de alcançar essa ampliação de suas produções com técnicos desenvolvidas dentro da própria tribo em um curto espaço de tempo”, vislumbrou.
Visualização da imagemNo documento endereçado ao presidente, Medeiros ressalta a vitória recente do desembargo conquistado junto da presidência do Ibama de uma área de 22 mil hectares de terras indígenas pertencentes aos Parecis, que desde 2004 produzem soja e milho em larga escala. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Ibama, Ministério Público Federal (MPF) e Fundação Nacional do Índio (Funai) destravou a situação e deu luz a questão que também é pauta de outros povos como os xavantes, que também têm focado no cultivo em suas propriedades.
“O que temos tratado com o presidente é de autonomia, de fato, e isso significa dar condições aos índios de saírem da situação de miséria que a maioria vive. Infelizmente, eles foram alvos de uma cultura assistencialista cultivada por anos nos governos anteriores, que pretendia mantê-los nessa condição de vítimas ao invés de impulsioná-los ao progresso e crescimento. É possível fazer isso preservando a cultura indígena”, pontuou o deputado, que é vice-líder do Governo Bolsonaro na Câmara Federal.
Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos