Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 8 de outubro de 2019

"Outubro Rosa: Palestras na Câmara Municipal de Várzea Grande mostram importância da prevenção do câncer de mama "

A Câmara Municipal de Várzea Grande promoveu na manhã desta terça-feira (08.10), palestras de abertura da campanha “Outubro Rosa” ministradas pela motivadora, Fabiola Jossely, a enfermeira da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cristo Rei, Cristiane Teixeira Cabral e o mastologista, doutor Marcelo Ramos. “Que as mulheres possam se cuidar cada dia mais”, foi o que disse o presidente da Casa de Leis, Fábio José Tardin – Fabinho (DEM) durante a abertura do evento. Na ocasião, Tardin delegou a vereadora Gisele Aparecida de Barros – Gisa Barros (PSB), única parlamentar mulher na Casa, a condução dos trabalhos da Mesa. “O toque o autoexame é necessário, mas não é o meio único de se fazer a descoberta. Mulheres a partir dos 35 anos precisam ter mais cuidados e fazer o exame de mamografia anualmente. A maior prova de amor próprio, é o autoexame. Então homens e mulheres previnam-se”, alertou Gisa.
Visualização da imagemO secretário Municipal de Saúde, Diógenes Marcondes, declarou que a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande desde o início do ano, vem trabalhando a conscientização do câncer de mama, no entanto, nem todas que marcam comparecem para fazer o exame: “Neste ano foram marcados 2 mil exames de mamografias, porém, somente 800 pacientes realizaram”, relatou.
Diógenes ainda ressaltou os trabalhos do Parlamento, que beneficiam a saúde municipal: “Agradeço a Comissão de Saúde da Câmara Municipal liberada pelo vereador doutor Miguel Angel Claros Paz que nos apoiado intensamente e tudo que enviamos para melhoria da saúde vem sendo aprovado pelos vereadores”, destacou.
Visualização da imagemO mastologista, doutor Marcelo Ramos, pontuou a importância da conscientização e da fomentação dos serviços disponíveis na atenção básica de saúde, bem como o envolvimento dos agentes de saúde, as instituições, empresas e da própria Câmara Municipal responsável pela legislação.
“Que toda mulher se conscientize, que não tenha medo, que não tenha receio, que esteja atenta ao corpo e procure fazer os exames de rotina e as mamografias a partir dos 40 a 50 anos de idade”, disso doutor Marcelo.
Fabiola Jossely destacou que sua palestra ofertou uma contribuição pessoal: “O autoconhecimento das mulheres é mais importante do que o próprio tratamento. A partir do momento em que você se conhece, possa se tocar, a mudança acontece”, alertou Jossely.
Já a enfermeira UPA do Cristo Rei, Cristiane Teixeira advertiu que o câncer de mama não ataca somente nas mulheres: “No Outubro Rosa falamos somente da mulher, mas podemos lembrar que os homens são acometidos 1% no meio dessa situação. É importante observar, fazer o autoexame e se tiver algum nódulo ou alguma secreção diferente busquem o tratamento”, encerrou.
Visualização da imagemA Palestra contou com a presença dos servidores da Câmara Municipal e familiares, entre elas: a organizadora do evento, Elisangela Ribeiro, esposa do presidente da Casa de Leis. Entre os vereadores, foram marcados a presença de Ícaro Reveles (PSB), Caio Cordeiro (PRP), Rodrigo Coelho (PTB), Izaias Gonçalves (PSDB), Rogerinho da Dakar (PV), Claido Celestino Batista – Ferrinho (Avante) e o vereador Edilei Roque Cezaro – Neni do Chimarrão (PTC).
Representando a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos (DEM), esteve presente a secretária de Assuntos Estratégicos, Adriana Correia Leão Monteiro, o secretário de Governo, Kalil Baracat, a subsecretária de saúde Maria da Graça Metelo e a procuradora de Várzea Grande, Sadora Xavier.
Adriana Assunção/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos