Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

"Para especialistas, critérios para pensão a crianças com microcefalia são restritivos"

Em audiência pública sobre a MP 894/19, pesquisadores também chamaram atenção para o vínculo entre a pobreza e a disseminação do Zika vírus.Pesquisadores ouvidos nesta terça-feira (8) pela comissão mista que analisa a Medida Provisória 894/19 defenderam a pensão especial vitalícia para crianças com microcefalia decorrente do Zika vírus, mas consideraram restritivos os critérios, previstos na MP, para a concessão do benefício. Durante a audiência pública, especialistas e parlamentares também chamaram atenção para o vínculo entre a pobreza e a disseminação da síndrome causadora da microcefalia. Conforme o texto, o benefício, de um salário mínimo, será concedido aos nascidos entre 2015 e 2018, os anos de maior incidência da doença no País. A pensão vai substituir o Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio de mesmo valor que foi concedido no decorrer dos três primeiros anos de vida das crianças vítimas de microcefalia pela Lei 13.301/16.Pós-doutoranda pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Silvia de Oliveira Pereira destacou o impacto financeiro de longo prazo da zika, incluindo fatores como a perda de produtividade no trabalho. Ela classificou a medida provisória como uma reparação do Estado que, no entanto, não é capaz de tirar as famílias da condição de vulnerabilidade.
"O Poder Público tem de reparar esses cidadãos por um dano grave, mas a mera transferência do BPC para uma renda mensal vitalícia, a partir do ponto de corte de renda per capita inferior a 1/4 de salário mínimo, não resolve a questão", declarou, citando os critérios de concessão do benefício.
A professora Darcy Neves dos Santos, também da UFBA, acrescentou que a depressão atinge 36% das mães de portadores de zika.
Pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Silvana Matos apontou o BPC como muito restritivo por dificultar a reintegração da mãe ao mercado de trabalho e não poder ser acumulado com pensão alimentícia. "Essas mães ficam esgotadas física e mentalmente tentando fechar as contas", lamentou.
Desigualdade social
Pesquisadora do Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero (Anis), Ladyane Souza apontou a disseminação do vírus como espelho da desigualdade social e regional e chamou o critério de concessão de pensão pelo BPC de “crueldade”. Segundo ela, além de fornecer reparação aos portadores da síndrome, o Estado deve prevenir novas crises.
"Muitas mães são solteiras, têm menos de 18 anos e enfrentam dificuldade de acesso a programas sociais do governo", comentou.
Coordenador no Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, Raphael Câmara manifestou o apoio da entidade à medida provisória, entendendo que o Executivo "abandonou" as mães que se viram diante de um tratamento de custo elevado.
Extensão do alcance
A professora da Universidade de Brasília (UnB) Lenise Garcia disse esperar que a lei resultante da MP inclua entre os beneficiários as crianças portadoras da síndrome do Zika vírus que não tenham claramente a microcefalia. Ela apresentou a hipótese de que a baixa cobertura de vacinação contra febre amarela no Nordeste tenha contribuído para a maior proporção de casos de microcefalia na região.
"Há estudos que mostram que a vacina da febre amarela pode proteger contra a infecção pelo Zika vírus", informou.
O relator da MP, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), entretanto, explicou aos parlamentares o “desafio” de ampliar o alcance da medida. "Se colocarmos qualquer coisa além do que está aqui, há impacto financeiro. Aí temos a obrigação de apontar de onde vem o recurso", ressaltou.
Epidemia
Docente da Universidade Federal de Pernambuco, Carlos Brito citou a falta de perspectiva de curto prazo para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika e de outras doenças. De acordo com ele, a epidemia registrada entre 2015 e 2016 pode se repetir junto com outras chamadas arboviroses.
"O Zika vírus continua circulando. Segundo o Ministério da Saúde, temos 449 gestantes confirmadas com zika."
Da Redação/Caminho Político
Com informações da Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos